TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Pedagogia

Ensaios: Origem Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

ORIGEM DA PEDAGOGIA

Durante séculos eram os filósofos que estudavam os problemas educativos. Aos poucos forma surgindo pessoas que começaram a se relacionar diretamente com as questões práticas educativas--- Os pedagogos.

Na Grécia e em Roma chamava-se pedagogo ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças “aquele que conduz crianças”... Com o tempo o pedagogo que começou como condutor e guardião da criança acabou por se transformar, em Roma, num preceptor- mestre encarregado da educação no lar. Quando Roma conquistou a Grécia, vieram muitos prisioneiros, atenienses, cultos, ilustrados com habilidade e conhecimentos que causavam muita admiração aos romanos.

Diante desta diversidade de conhecimentos os romanos entregaram a educação de seus filhos aos gregos seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, sofistas, oradores ,matemáticos, pintores- os pedagogos escravos. Com o desaparecimento da escravatura, sob a influência do cristianismo, o pedagogo-escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de pedagogos os estudantes pobres que aprendiam com os filósofos e se instalavam nos castelos e nos nobres solares servindo de preceptores dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.

Recebiam em paga pequenas importância. Na maioria dos casos ensinavam a troco de hospedagem, alimentação, luz e roupa lavada. Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, esses pedagogos- estudantes começaram a reunir aos filhos do palácio onde trabalhavam outras crianças conhecidas.

Após surgirem as primeiras escolas a palavra pedagogo começou a ser usada como sinônimo de mestre-escola.

Como estes pedagogos passaram se a apresentar com ar doutoral, de superioridade, o público, durante muito tempo passou a atribuir à palavra Pedagogo, o significado de pedante (quem ostenta conhecimento que na verdade não tem).

Foi da palavra pedagogo, que derivou o termo Pedagogia, o vocábulo aparece para designar uma ciência e uma arte da educação das pessoas. No século XVIII- surge o vocábulo Pedagogia como ciência da educação, na língua francesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com