TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Disciplinares XI

Por:   •  30/9/2021  •  Exam  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  2.168 Visualizações

Página 1 de 7

PERGUNTA 1

  1. Segundo relatório do Instituto Superior Sanitário de Roma, até 28 de abril de 2020, havia 25.215 óbitos na Itália em decorrência do coronavírus (covid-19). De acordo com os dados presentes nesse documento, foram construídos os gráficos I e II a seguir.


[pic 1]

Gráfico I. Distribuição percentual dos óbitos na Itália, por faixa etária, em decorrência do coronavírus (covid-19) até 28 de abril de 2020.)


[pic 2]

Gráfico II. Percentuais de letalidade na Itália, por faixa etária, em decorrência do coronavírus (covid-19) até 28 de abril de 2020.

Com base nos gráficos, assinale a alternativa correta.


 


 

[pic 3]

a.

O gráfico II é consistente e mostra que o número de óbitos em decorrência do coronavírus (covid-19) na Itália, até 28 de abril de 2020, na faixa acima dos 90 anos é praticamente 2,5 vezes o número de óbitos na faixa de 60 a 69 anos.

[pic 4]

b.

O gráfico II é inconsistente, pois a soma dos percentuais nele mostrados não resulta em 100%.

[pic 5]

c.

O gráfico II é consistente e mostra a evolução temporal dos casos de óbito em decorrência do coronavírus (covid-19) na Itália até 28 de abril de 2020.

[pic 6]

d.

Os gráficos I e II são contraditórios, pois no gráfico I vemos que a letalidade por coronavírus (covid-19) na Itália, até 28 de abril de 2020, na faixa etária entre 80 e 89 anos, é de 40%, mas no gráfico II essa taxa é de menos de 30%.

[pic 7]

e.

O gráfico I mostra os percentuais de óbitos por coronavírus (covid-19) na Itália, até 28 de abril, segundo faixas etárias, e o gráfico II mostra os percentuais de letalidade em cada faixa etária.

0,5 pontos   

PERGUNTA 2

  1. (Enade 2018). Leia o texto a seguir.

A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho assalariado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis.

 

Disponível em: http://www.unisolbrasil.org.br/. Acesso em: 12 jul. 2018 (com adaptações).

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.

I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.

PORQUE

II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

[pic 8]

a.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

[pic 9]

b.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.

[pic 10]

c.

A asserção I é uma proposição verdadaeira e a II é uma proposição falsa.

[pic 11]

d.

As asserções I e II são proposições falsas.

[pic 12]

e.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

0,5 pontos   

PERGUNTA 3

  1. No quadro a seguir, encontram-se algumas observações de número de casos de diarreia, por bairro de residência, de um município em determinado período.

Bairro

Casos

População

Grajaú

27

285

Limoeiro

26

297

Mangueiral

56

923

Floresta

113

1873

Campo Limpo

60

1256

Horto

132

4100

Total

414

8734

  1. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2016 (com adaptações).
  2.  
  3. Com base nos dados apresentados no quadro e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
  1. A distribuição de casos de diarreia ocorreu de modo uniforme nos bairros listados.
  2. O bairro Grajaú apresentou a maior taxa de incidência de casos.
  3. O conhecimento dos fatores de risco é irrelevante para a tomada de decisão na situação em estudo.

 

É correto o que se afirma em:

[pic 13]

a.

I, apenas.

[pic 14]

b.

I e II, apenas.

[pic 15]

c.

II, apenas.

[pic 16]

d.

II e III, apenas.

[pic 17]

e.

I, II e III.

  1. Leia o texto 1, do livro Os nascimentos, de Eduardo Galeano, que narra pensamentos e mitos dos povos pré-colombianos, e o texto 2, da filósofa Marliena Chauí.

 

Texto 1 – O FOGO

As noites eram de gelo e os deuses tinham levado o fogo embora. O frio cortava a carne e as palavras dos homens. Eles suplicavam, tiritando, com a voz quebrada; e os deuses se faziam de surdos. Uma vez lhes devolveram o fogo. Os homens dançaram de alegria e alçaram cânticos de gratidão. Mas, de repente, os deuses enviaram chuva e granizo e apagaram as fogueiras. Os deuses falaram e exigiram: para merecer o fogo, os homens deveriam abrir peitos com um punhal de pedra e entregar corações. Os índios quichés ofereceram o sangue de seus prisioneiros e se salvaram do frio. Os cakchiqueles não aceitaram o preço. Os cakchiqueles, primos dos quichés e também herdeiros dos maias, deslizaram com pés de pluma através da fumaça, roubaram o fogo e o esconderam nas covas de suas montanhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (995.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com