TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Professores não Podem Ter Diferentes Condutas Para Controlar A Disciplina

Exames: Os Professores não Podem Ter Diferentes Condutas Para Controlar A Disciplina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

A educação e organização escolar; e as condutas do professor.

Trabalho apresentado à disciplina

de Multiculturalismo.

Acadêmica: Patricia

Cascavel-Pr

Os Professores não podem ter diferentes condutas para controlar a disciplina, para tomar decisões de ordem moral ou para desenvolver práticas de cidadania.

O modo como o professor exerce em sala, se forma autoritária ou liberal é essencial para o estabelecimento ou não de uma situação de disciplina em sua turma. Ter autoridade tem sido equivalido a ser autoritário com os aprendizes, não lhes dando direito de se posicionarem em relação a diversas questões que ocorrem no contexto escolar.

De acordo com esta realidade, o aluno se cala por não crer na autoridade docente, mas por temer as punições e ameaças (implícitas ou explícitas) do professor autoritário. Existem duas formas para exercer a autoridade: pelo domínio ou pelo poder institucionalizado, como ocorre na instituição escolar, ou pelo prestígio daquele que demonstra possuir competência em determinado assunto. Apesar de uma forma de poder, a autoridade não deve ser confundida com autoritarismo, ou seja, o uso abusivo, pois ao se fazer obedecer por meio de castigos, punições, advertências, notas baixas e ameaças de reprovação, o professor consegue uma obediência que não será legitimada por sua dependência.

O professor cobra respeito de seus alunos, mais em muitos momentos não age da mesma forma com eles, pautando sua relação na obediência e no medo, formando indivíduos submetidos à opressão das tradições e das gerações anteriores, isto é, a moral da obediência cega. Neste sentido, a obediência nem sempre se refere a uma relação de autoridade, podendo ser estabelecida meramente por constrangimento. Desta forma, a autoridade do educador, as lições de moral, o sistema de encorajamento (prêmios) e ações punitivas (castigos) que são frequentemente pelos educadores acabam por formar pessoas obedientes e passivas, que pautarão suas futuras relações, seja dentro ou fora da escola.

A postura do professor é fundamental, sempre vestido decentemente e condizente com a função que exerce que é a de dar exemplo para os alunos. Não é estar “ricamente” vestido, mas adequadamente vestido. O professor não pode, por exemplo, sentar em cima da mesa. Temos que formar nos alunos o domínio da vontade. Temos hora para tudo na vida: para comer, para estudar, para mascar chicletes, para dormir, etc. Na vida real não fazemos tudo que queremos, a toda hora. Isto se chama disciplina: A aprendizagem prevê mudança de comportamento. Se mudarmos nosso comportamento é porque temos a certeza absoluta da importância de tal atitude para a nossa vida, para a comunidade e para nossa família. Algumas vezes sob o pretexto de que "é preciso manter a ordem", o professor perde de vista o seu papel como educador. Educador no mais completo sentido da palavra. Aquele que educando também é educado porque vê no aluno não um ser abstrato, mas concreto, com experiências trazidas de seu cotidiano, enriquecedoras para os demais alunos e também para o professor.

Portanto, o educador possui um papel fundamental e responsabilidade na formação ética e moral do indivíduo, principalmente na educação infantil, onde se inicia a vida escolar. É nesta fase em que o aluno é “todo aprendizagem”. Trabalhamos a ética e a moral na educação vivendo-as, demonstrando-as aos nossos alunos através dos nossos atos, da nossa postura, das atitudes e dos valores aos quais acreditamos, pois eles irão reproduzir tudo o fazemos. Se o professor deixa de cumprir o seu papel de educador em valores, entrando em contradições entre seus ensinamentos e seus atos, a referência ética de seus alunos estará limitada à convivência humana que pode ser rica em se tratando de vivências pessoas, mas pode estar também carregada de desvios de postura, atitude comportamento ou conduta.

Outro ponto importante a destacar é a sua conduta perante o meio ambiente. O Professor não pode ter uma conduta na escola e outra fora dela. É claro que o professor não pode se “privar” de tudo e de realizar suas atividades ou ações corriqueiras de seu dia a dia, mas sim tomar certo cuidados e precauções. A sua conduta pessoal na escola e fora tem que ser a mesma. Educada, formativa. Não pode, por exemplo, dentro da escola, incentivar o racionamento de água, educar seus alunos quanto à reciclagem, preservação do meio ambiente e o meio em que vivemos, e fora dela jogar papel no chão da escola ou da classe, maltratar as pessoas, os animais, etc. O nosso comportamento é ditado pela aprendizagem. Vale ressaltar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com