TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PÁTICA COTIDIANA DOS PROFESSORES - A Função Das Disciplinas Na Prática Em Sala De Aula

Ensaios: A PÁTICA COTIDIANA DOS PROFESSORES - A Função Das Disciplinas Na Prática Em Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho a ser apresentado é mostrar a prática cotidiana de alguns professores em sala de aula investigando a função dos conteúdos abordados pelas disciplinas do 3° semestre, a partir de entrevistas realizadas com os mesmos, com análise embasada no artigo “Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre a prender e ensinar”.

2 DESENVOLVIMENTO

A – APRESENTAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES

a) Segundo o professor A, que atua no Centro Educacional e Laboratório de Cultura – CEDULC (escola particular), nos anos 1° a 3° do ensino médio, e o professor B da escola estadual João Beraldo, que atua no 6° a 9° ano do ensino fundamental, os conteúdos trabalhados pelas disciplinas de Sociedade, Educação e Cultura; Língua Portuguesa: História; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Educação e Inclusão; Psicologia da Educação são muito importantes em sua prática cotidiana em sala de aula, pois essas disciplinas ajudam a construir pilares teóricos para serem aplicados na prática.

b) Conforme o professor A esses conteúdos são muito importantes e são necessários para que consigam atender um público variado, com realidades diferentes. O professor B também diz serem muito importantes esses conteúdos, pois oferecem subsídios teóricos para uma melhor prática em sala de aula.

c) O professor A afirma que a formação que ele recebeu em seus cursos de graduação, licenciatura não os capacitou completamente para atuarem nas escolas, pois viu disciplinas desencontradas com a proposta do curso, sobretudo o conhecimento é um processo de conhecimento contínuo. Já o professor B diz que, a formação em seus cursos recebida o capacitou em teoria, mas só a prática irá provar sua competência.

d) Os professores A e B buscam formação continuada quanto a estes conteúdos. Segundo eles, sempre é necessário buscar aprimoramento para melhor desempenho na área de atuação.

e) Segundo o professor B são necessários na ação os conhecimentos práticos e na reflexão do docente, os conhecimentos teóricos. E o professor A afirma que é necessário muita leitura e troca de experiência com colegas, bem como uma relação próxima com os educandos para que a ação e reflexão estejam sempre atreladas.

B – TEXTO CRÍTICO A RESPEITO DA RELAÇÃO ENTRE O ARTIGO “PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CONHECIMENTO SOBRE APRENDER E ENSINAR” E AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES

Nas diversas faculdades da vida aprende-se que o aluno vem até o professor no intuito de aprender e que o professor deve estar preparado para ensinar.

O sucesso no processo de ensino – aprendizagem depende de vários fatores: estrutura da escola, capacitação do professor, planejamento da aula, comprometimento do aluno, entre tantos outros. Sendo assim o professor exerce papel de extrema importância devendo realizar a sua função de forma eficaz.

Para lidar com a realidade os professores devem estar preparados e engajados em encontrar alternativas em busca da melhoria de sua prática docente e assim contribuir de forma mais significativa com o desenvolvimento de seus alunos.

Desenvolver projetos e alternativas para a melhoria do ensino depende não somente da aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade, mas também das experiências vivenciadas durante a prática.

Os professores antes mesmos de exercerem o ato de ensinar se preparam por meio de estágios. As contribuições destes nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois contribuem para uma Inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. O estágio oferece ao professor em formação a oportunidade de integrar teoria e prática para selecionar a melhor forma de oferecer aos alunos um aprendizado efetivo. Esta experiência é necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os docentes com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com