TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Temas Contemporâneos

Por:   •  18/3/2020  •  Dissertação  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Questão A

O preconceito racial é o que mais é o mais abrangente em todo o mundo. As pessoas julgam as outras por causa da cor da pele, por sua raça. Antigamente se via muito um negro com belas louras, pois não havia preconceito em relação aos casais e nem em relação a eles. Em outros países os negros se igualam a um japonês ou a um branco, já aqui no Brasil, pretendem erradicar o preconceito racial através de leis. O Brasil infelizmente está muito longe de ser um país onde todos são iguais. O preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo.

O multiculturalismo poderia ser um dos caminhos a se combater os preconceitos e discriminações ligados à raça, ao gênero, às deficiências, constituindo assim uma nova ideologia para uma sociedade como a nossa, que é composta por várias etnias, por vários modos de falar, diversidade religiosa, etc. E essas são as marcas que definem a posição social.

Contudo, a escola em geral, mesmo não sendo o único espaço para integração social, poderia possibilitar a consciência da necessidade de interação com os todos. Pois é o lugar que mais se encontra diversidade cultural e também é o local mais discriminador. A educação escolar ainda é um espaço privilegiado pelas crianças, jovens e adultos, devemos aproveitar isso para trabalharmos as diferenças.

Questão B

Trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino- aprendizagem. A escola em que ele foi formado e na qual trabalha é reprodutora do conhecimento da classe dominante, classe esta, que dita as regras e determina o que deve ser transmitido aos alunos. Mas, se o professor for detentor de um saber crítico, poderá questionar esses valores e saberá extrair desse conhecimento o que ele tem de valor universal. Trabalhar igualmente essas diferenças não é uma tarefa fácil para o professor, porque para lidar com elas é necessário compreender como a diversidade se manifesta e em que contexto. Portanto, pensar uma educação escolar que integre as questões étnico-raciais significa progredir na discussão a respeito das desigualdades sociais, das diferenças raciais e outros níveis e no direito de ser diferente, ampliando, assim, as propostas curriculares do país, buscando uma educação mais democrática.

Embora saibamos que seja impossível uma escola igual para todos, acreditamos que seja possível a construção de uma escola que reconheça que os alunos são diferentes, que possuem uma cultura diversa e que repense o currículo, a partir da realidade existente dentro de uma lógica de igualdade e de direitos sociais. Assim, podemos deduzir que a exclusão escolar não está relacionada somente com o fator econômico, ou seja, por ser um aluno de origem pobre, mas também pela sua origem étnico-racial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com