TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os três grandes teóricos da Linguística Moderna

Por:   •  15/2/2016  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 3

Os estudos linguísticos passaram por uma grande revolução, após a publicação das teorias saussurianas por dois dos alunos de Ferdinand de Saussure. Estas teorias, se destacaram por focalizar a estrutura em detrimento da história. Os trabalhos de Saussure, foram marcados por aquilo que chamamos Dicotomias, como segue abaixo:

Langue/Parole, que significam respectivamente, a linguagem social, exterior ao falante, e que não pode ser modificada. E a segunda, uma linguagem individual, onde os falantes escolhem as palavras para que se forme um enunciado;

Diacronia/Sincronia, respectivamente são os estudos linguísticos que estudam a evolução de uma língua ao longo da história, e a segunda se volta para somente um determinado momento histórico, passado ou atual;

Sintagma/Paradigma, trata-se de uma dicotomia essencial para os estudos da sintaxe, são os eixos vertical e horizontal da linguagem, e significam respectivamente, relações baseadas no caráter linear da língua, é a escolha das palavras que se alinham uma após a outra na cadeia da fala, e o segundo, significa um sistema pré-estabelecido ou já existente, a própria língua, uma grande lista de possibilidades e variações, que podem ser usadas para se obter uma unidade de sentido;

Significado/Significante, respectivamente, é a parte abstrata, um conceito, o valor que determinada coisa tem ou significa, e o segundo, o que usamos para nos referir a determinada coisa ou idéia, é a parte material, uma imagem acústica, enfim, algo que usamos para nos referir a um determinado conceito.

A seguir, vamos tratar brevemente da teoria de Noam Chomsky, considerado estruturalista, mas que surpreendeu com sua Gramática Gerativo-Transformacional.

Chomsky definiu dois conceitos fundamentais em sua teoria, a Competência e o Desempenho, que são respectivamente, o conhecimento que o falante tem das regras de uma língua, e o uso efetivo da língua pelo mesmo.

Ele formulou um esquema, onde é realizada toda a análise estrutural, no qual com um número finito de regras, é capaz de dar conta de um número infinito de frases, o que simplificou e muito, os trabalhos na área da sintaxe.

                                F         SN + SV[pic 1]

Por fim, vamos ver um pouco da teoria do linguista Lucien Tesnière, que assim como Chomsky, seguiu uma linha gerativista, mas foi além disso, pois não só trata da arquitetura interna mas também das conexões existentes entre as palavras.

Basicamente, Tesnière entende que o verbo é o termo que rege os elementos presentes no enunciado, diferente de Chomsky, que coloca tanto o SN como o SV numa relação de igualdade de importância.

O verbo estabelece as relações de dependência com os demais elementos da frase. Os elementos são identificados como "actantes", que são exigidos pelo verbo para a complementação valencial no plano das realizações.

Assim, surge o conceito de valência, que é a capacidade de as palavras estabelecerem  relações entre si.

Pode-se dizer, que todas teorias citadas acima, possuem seu grau particular de importância e contribuição para com a sintaxe, mas podemos citar duas que mais impactaram positivamente para os avanços nesta área, são elas, a GGT de Chomsky, que simplificou o modo como se analisa estruturas sintáticas, através do uso de árvores que eliminam possíveis ambiguidades e dificuldades de metalinguagem na análise linguística, presentes na teoria da Gramática Tradicional; E a teoria de Tesnière, que contribuiu através do modelo, que baseia-se na representação gráfica das dependências gramaticais entre as palavras dentro de uma construção sintática, chamada de estema. Modelo este que facilitou ainda mais a análise estrutural, visto que tudo acontece em função do verbo, elemento principal da oração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com