TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  8.739 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula

Segunda feira – 07/04/14

Roda da conversa: Conhecer o planejamento do dia; solicitação das agendas e leitura dos painéis e bilhetes.

Língua Portuguesa: Atividade com a caixa surpresa, apresentando todas as vogais. Letras móveis. Perguntar as crianças se elas sabem o que são vogais. Ver se elas conhecem algumas palavras que comecem com cada uma das vogais.

Objetivo: Fazer com que os alunos reconheçam as vogais e as diferentes formas de escrita.

Roda de fruta / lanche / recreio: comparar as frutas verificando suas semelhanças e diferenças. Apresentar as frutas e analisa-las. Estimular a degustação.

Matemática: Atividade com os blocos lógicos. Apresentar em roda os blocos lógicos, mostrando as formas, nomeando e manuseando as formas para o reconhecimento. Explorar as cores, as formas e as espessuras. Entregar os blocos para as crianças e propor um desafio. Construir a torre mais alta possível com o material disponível.

Objetivo: Compreender e desenvolver as noções básicas das figuras geométricas; Desenvolver conceitos, semelhanças e diferenças, comparações, identificações das formas; sequência de cores e formas.

Natureza e Sociedade: Atividade sobre o dia mundial da saúde. Explorar com as crianças a necessidade de se ter uma boa saúde, bons hábitos de higiene e boa alimentação. Manusear algumas frutas e legumes, e embalagens de produtos de higiene. Perguntar para que serve, onde compramos, como usamos e porque comemos frutas e legumes? Ensinar o modo correto de lavar as mãos antes e depois das hora do lanche.

Objetivo: Conhecer o conceito de saúde, adotar a prática preventiva e colaborar com a saúde coletiva; Promover o consumo de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma, atraente, lúdica e educativa.

Organização da saída: Conversar com as crianças sobre o que elas acharam do nosso dia. Atividade de relaxamento e coordenação motora - brincar com massinha e seus cortadores.

Terça feira – 08/04/14

Roda da conversa: Conhecer o planejamento do dia; solicitação das agendas e leitura dos painéis e bilhetes.

Matemática: Atividade sobre os numerais de 0 à 5. Explorar os numerais através da música “A galinha do vizinho”, utilizando os dedos para a contagem que se faz na música. Mostrar os numerais e instigá-los sobre quais números são conhecidos por elas. Colar os numerais no mural e pedir a criança que pegue a quantidade de tampinhas ali representadas. Matriz com a música cantada anteriormente e pintar a cena.

Objetivo: Identificar os números e quantidades de 0 à 5. Desenvolver a percepção e estimular o raciocínio. Brincar expressando sentimentos e pensamentos.

Roda de fruta / lanche / recreio: comparar as frutas verificando suas semelhanças e diferenças. Apresentar as frutas e analisa-las. Estimular a degustação.

Natureza e Sociedade: Atividade baseada no projeto Vida verde que sustenta. Trabalhar com as crianças a importância das plantas para nossa vida, criando uma horta na escola, e plantando variadas sementes e hortaliças. No caso, plantar um pé de alface. Perguntar quem conhece uma horta. Para que serve? Que alimentos são usados em uma salada? Levar as crianças até o refeitório para explorarem e manusearem diversos legumes e verduras. Citar as plantas orgânicas e hidropônicas.

Objetivo: Valorizar e respeitar os ambientes naturais e as formas de vida. Observar o desenvolvimento de um ser vivo. Criar uma horta e cuidar dela. Identificar alguns tipos de verduras, legumes, hortaliças e plantas no geral.

Movimento: Trabalhar o movimento corporal da criança através da dança, da imitação e do imaginário. Atividade com a música “O loro” – Egberto Gismonti, CD circense. No imaginário da criança, a sala de aula se transformará numa grande floresta, e todos serão habitantes dela... a partir disso, as crianças imitarão alguns animais e seus respectivos sons.

Objetivo: Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. Comunicar, através do movimento, emoções e estados afetivos.

Organização da saída: Conversar com as crianças sobre o que elas acharam do nosso dia. Atividade de relaxamento: contar uma história.

Quarta feira – 09/04/14

Roda da conversa: Conhecer o planejamento do dia; solicitação das agendas e leitura dos painéis e bilhetes.

Musicalização: Em roda, cantar a música “meu lanchinho” e explorar os gestos, sons, palmas, movimento e etc, além do que as crianças gostam e precisam comer. Manusear revistas e jornais, em busca de alimentos que costumam comer na hora do lanche. Encontrado os alimentos, colar no caderno de música.

Objetivo: Sensibilizar os alunos pelo gosto musical. Criar condições para que o aluno possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social. Desenvolver a discriminação auditiva.

Roda de fruta / lanche / recreio: comparar as frutas verificando suas semelhanças e diferenças. Apresentar as frutas e analisa-las. Estimular a degustação.

Natureza e Sociedade: Atividade embasada no projeto Vida verde que sustenta. Conversa informal com os alunos a respeito da alimentação saudável e através da caixa surpresa, apresentá-los à flor “brócolis”. Levá-los ao refeitório, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com