TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Educação Infantil

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  2.374 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome: Bruna da Silva Assalin

RA:1309453

 Jessica da Silva Ajovedi

RA:  1313706

Nara Vanessa Aires Ferro

RA: 1313698

Curso: Pedagogia

Polo:  Altônia

ALTONIA- 2015

Tema da Aula: Música /Som e Silêncio      

Área do Conhecimento: Música

Público-alvo: Educação Infantil: 4 a 5 anos

1. CONTEÚDO:

Música

2. OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Trabalhar o conceito de som e silêncio de forma prática com as crianças para possibilitar a experiência com estes elementos.

Objetivos Específicos: Trabalhar diferentes ritmos e sons musicais em alternância com o silêncio.

3. RECURSOS:

Sala ampla que permita o movimento das crianças livremente, aparelho de som, CDs com musicar variadas, como exemplo: com sons de animais, de diferentes instrumentos musicais, músicas agitadas e lentas e ruídos variados, cartolina, giz de cera e lápis de cor.

4. ETAPAS DA AULA:

a) Introdução ao tema da aula:

O professor deverá discutir com as crianças o conceito de música de forma interativa e em seguida construir significados sobre a música. Nesta parte da aula o professor deverá criar um ambiente de descontração, pois todas as crianças deverão ser estimuladas a participarem da aula de forma lúdica e que haja interação com a sala em geral.

b) Desenvolvimento da aula:

1ª etapa: o professor irá instruir as crianças a se movimentarem ao som da música e ao ritmo que ouvirem e pararem como estátuas ao som do silêncio fechando os olhos

2ª etapa: o professor mudará as músicas e ritmos analisando o movimento corporal dos alunos e motivando-os à percepção dos diferentes ritmo e sons.

3ª etapa: na etapa final o professor irá conversar com os alunos permitindo que cada um relatem suas experiências. Deverá ser feita uma abordagem ampla dos aspectos perceptivos da criança em relação aos sons ouvidos e ao silêncio.

 

c) Atividades para as crianças:

                 O professor deverá elaborar juntamente com as crianças um trabalho para a finalização da aula da seguinte forma: dividir a sala em grupos de 5 alunos e dar uma cartolina a cada grupo. O professor deverá instruir cada grupo a desenhar na cartolina o que foi aprendido durante a aula. Um aluno poderá desenhar representando o grupo ou cada aluno poderá desenhar na cartolina o seu aprendizado da aula. Em seguida os cartazes deverão ser colados num mural para todos apreciarem o conhecimento da sala toda.

d) avaliação:

É importante que o professor valorize as apreciações de cada aluno diante das músicas trabalhadas e dos outros sons, pois cada aluno pode reagir de forma diferente, uns podem demonstrar corporalmente mais que os outros e isso não significa que os mais quietos não construíram experiências com a atividade.

Referências

BONDIOLI, A.; MANTOVANI, S. Manual de Educação Infantil: 0 a 3anos: uma abordagem reflexiva. Porto Alegre:  Artes Médicas, 1998

BRASIL / Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil; Resolução n. 1, de 7/4/1999, Brasília: MEC, 1999

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com