TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de aula educação infantil

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  3.919 Visualizações

Página 1 de 5

Toda prática pedagógica fundamenta-se em uma teoria com pressuposto epistemológico com a filosofia no empirismo, racionalista e no construtivismo, portanto, as pedagogias constitui se historicamente através das práticas, reflexões e pesquisas, o pensamento pedagógico deve ter o objetivo de investigação a cerca do mundo social, cultural e econômico, assim e necessário refletir sobre as correntes de pensamentos como:

• Empirismo com pedagogia diretiva onde o professor ensina e o aluno aprende o aluno e considerado tabula rasa, acredita se no mito da transferência do conhecimento, o que o aluno sabe não importa, tudo o que deve fazer é submeter se á fala do professor. O produto pedagógico desse modelo de escola é alguém que renuncia ao direito de pensar e sua ação enquanto cidadão. A psicologia usada é a comportamental onde a aprendizagem se dá entre o sujeito e o objeto.

• Racionalista Apriorismo Inatista com pedagogia não diretiva onde o professor acredita que o aluno aprende por si mesmo enquanto, professor o máximo do seu trabalho é despertar o conhecimento que já existe, se concede o ser humano como dotado de um saber genético e um ser humano desprovido desta capacidade é déficit de origem hereditária. É possível afirmar que essa pedagogia se baseia na maturidade do aluno, conforme sua fase de vida ocorrera o aprendizado. O professor imbuído desta epistemologia apriorista se recusa as ações de intervenções no processo de aprendizagem do aluno, processo que caminha inevitavelmente para o fracasso, onde o professor deixa de ser necessário. A psicologia usada neste modelo de escola é a maturicionista onde a criança depende de sua idade para aprender, o aluno determina condições previas da ação do professor.

• Construtivismo Interacionista - pedagogia relacional onde o professor concebe o aluno com conhecimento prévio, uma historia de conhecimento já percorrida, o meio social em que vive e seus influenciadores, bagagem hereditária e ao docente cabe formalizar conhecimentos em movimento constante de ação/reflexão/ação da pratica e aprendizado dos alunos. Este processo constitutivo não tem fim e nem começo absoluto e o aluno e capaz de aprender sempre. O resultado dessa escola e a construção e a descoberta do novo. A psicologia desse modelo de escola e a inter-relação professor/aluno/família/meio social para a sociedade. Em fim na teoria do empirismo o professor ensina e aluno aprende no apriorismo o aluno aprende sozinho conforme sua necessidade e fase da vida, o professor observa, no construtivismo o aluno e professor traçam informações e aprendizado.

Portanto e necessário o profissional da educação dominar os vários modelos e epistemológicos, pedagógicos e psicológicos das correntes de pensamentos que se formarão nas escolas para apontar, analisar e ampliar formas de relação e aprendizagem na escola, como:

• Empirismo – Psicologia Associacionista de Behaviorismo onde a sociologia e o positivismo, resumindo, preparando o cidadão para a mão de obra submissa e barata, modelo de escola tradicional, onde o aluno recebe o conhecimento.

• Racionalista Psicologia Gestalt Dcarl Rogers, teoria Dearwinismo, sociologia do idealismo onde o professor observa e o aluno aprende sozinho conforme a sua necessidade, modelo de escola progressista, onde o aluno se prepara para conviver em seu meio ambiente conforme o seu desejo e necessidade.

• Construtivismo Psicologia Dialética de Jean Piaget entre outros sociologia dentre a relação do educando e educador, forma de ensinar transdisciplinar preparando o cidadão de inúmeras maneiras para o meio social onde faça o movimento ação/reflexão/ação em seu meio. O aluno aprende e ensina. Modelo de escola construtivista construindo o saber.

Em resumo o estudo e pesquisa das correntes de pensamento esta imbuída a intenção e reflexão da pratica vigente, em busca da interação da criança no aprendizado escolar, onde o desafio e responder, que cidadão o aluno se torne para o meio social? O individuo dócil, cumpridor de ordens ou o individuo pensante, critico e criador de soluções?

Rondonópolis, 07 de novembro de 2014.

Professora Doutora: Nilza de Oliveira Sguarezi

Trabalho: Uma observação intencional em uma sala da educação infantil e situe que corrente predomina na pratica dos educadores infantis que atuam na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com