TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO – POLITICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO – AULA 02

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

No brasil as causas sociais da violência são associadas, em parte, como miséria, fome, desemprego... ela se manifesta diariamente, seja por aspecto relacionado a criminalidade, seja por questão étnico-cultural, vinculando-se aos grupos minoritários que habitam como cidadão. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência. Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que estimula confrontos diversos entre facções criminais e entre as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros.

Os fatores socioeconômicos que se relacionam com a violência são a pobreza e a fome. Em alguns casos crimes são cometidos em virtude da precariedade e da necessidade de grupos sociais periféricos e excluído das possibilidades de emprego e trabalho. A falta de empregabilidade no brasil pode ser uma das causas da criminalidade, é muito comum ver um pai de família que entra para ilegalidade por necessidade, visto que, terá uma margem de ganho auto e ‘fácil’.

Descordando da punição de pena de morte, baseando-se em estudos feitos em Chicago que alega não ter eficiência a pena de morte, que não diminui a criminalidade e, portanto, há outros métodos de punição mais eficientes na minha opinião.

Jovens maiores que 12 anos poderiam sim responder como adultos na justiça, pois já teriam discernimento de seus atos, os jovens pensariam muito antes de cometer algum crime, sabendo que, poderia ter alguma pena maior e não apenas medidas socioeducativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com