TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUES

Resenha: PORTUGUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Esta é uma pergunta que você já deve ter feito a você mesmo e, provavelmente, ter ouvido de outras pessoas. A palavra leitura recobre um fenômeno complexo e abrangente. Primeiro, porque em uma sociedade letrada como a nossa (grafocêntrica), saber, ter o hábito de e gostar de ler são mais do que meras opções; constituem um imperativo para a sobrevivência, a ascensão social e a existência como cidadão, haja vista as dificuldades por que passa um analfabeto.. Em segundo lugar, ler implica, no mínimo, duas vertentes: a leitura de palavras e a leitura de mundo. Isto significa que nós somos seres de linguagem e o universo em que vivemos é um grande texto à nossa disposição.

Podemos ler as nuvens pesadas no céu e corrermos para pegar um guarda-chuva; podemos ler a frente de um ônibus para sabermos se estamos pegando a condução correta; podemos ler as intenções políticas de nossos governantes pelo comportamento que demonstram; podemos nos interrogar "que tipo de leitura posso fazer dos nossos valores atualmente?". Podemos ler imagens, som, cores; uma pintura, uma escultura.

E também podemos ler palavras. E ler palavras é ir além da decodificação de palavra por palavra. É ir atrás do sentido, buscar as relações que as palavras estabelecem entre si na construção do texto, perceber as idéias centrais do texto, confrontar as idéias expressas no texto com as nossas, com a nossa experiência, com os outros textos que já lemos. Um texto é maior que a soma de palavras que o formam; é uma unidade significativa. Tudo que lemos nos integra, passa a interagir conosco assim como interagimos com os outros, textos, com pessoas e com o mundo. Se lemos um texto e compreendemos suas relações de sentido, esse texto nos agrada, incomoda-nos, instiga-nos. O texto provoca reações e, por provocá-las, podemos dizer que realmente fizemos a leitura do texto, tomamos posse do seu conteúdo e aprendemos.

Lemos por vários motivos. Para obtermos uma informação, vamos a uma notícia de jornal, a um classificado, a um guia de cidades, a uma lista telefônica; para buscar orientação para fazermos uma atividade, procuramos uma manual de instruções, uma receita. Há texto que lemos por prazer, para deixar correr a imaginação, com tramas e personagens; às vezes, até nos tornamos amigos das personagens e sentimos quase que tristeza, quando está perto de terminarmos de ler o livro! Temos os livros teóricos a que vamos para nos atualizarmos, conhecermos as teorias que explicam determinados fenômenos, para aprendermos. Encontramos, ainda, os poemas que mexem com nossa sensibilidade, carregados que são de amor, de alegria, de ternura, de tristeza. O universo da leitura é vasto, abrangente e rico. Não há espaço humano que não seja carregado de linguagem. Vamos conhecer alguns de seus caminhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com