TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUES

Monografias: PORTUGUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Introdução

A transdisciplinaridade é um principio teórico do qual decorrem varias consequências, tantos nas metodologias de ensino, quanto na proposta curricular e pedagógica. Trata-se da busca de uma intercomunicação entre as disciplinas, tratando efetivamente de um tema comum entre elas ou seja na transdisciplinaridade não existem fronteiras entre as disciplinas.

Atualmente através da transdisciplinaridade é possível trabalhar um mesmo tema sobre diversas óticas de uma forma na qual a criança possa visualizar dentro de seu meio a real aplicação de tudo o que lhe é ensinado através das mais diversas disciplinas.

Através desta Atividade Pratica Supervisionada (ATPS), estaremos abordando as etapas necessárias para a elaboração de um projeto educativo transdisciplinar para a Educação Infantil. ETAPAS DE UM PROJETO EDUCATIVO TRANDICIPLINAR

Projeto Educativo é um conjunto articulado de metas e ações catalogadas previstas, planejadas operacionalizadas e avaliadas pelo professor sempre visando objetivos educacionais que se pretende alcançar dentro do processo ensino aprendizagem do educando.

Segundo informações coletadas no site pedagogia.com.br, as etapas de um projeto educativo suas respectivas atribuições são:

Tema/Título

Justificativa (porquê)

Objetivos (necessidades à alcançar)

Atividades (o que fazer)

Estratégias (como fazer)

Acompanhamento (direcionamento)

Avaliação (estímulo)

Tema/Título

A escolha do Tema/Título é a primeira etapa, pois se faz necessária a escolha de um tema capaz de prender o interesse da criança bem como a adequação a idade e a série de aplicação do projeto. Visto que o tema escolhido deverá interagir com todas as disciplinas da(s) série(s) escolhida sem fronteiras.

JUSTIFICATIVA

Nesta etapa devemos explicitar as razões sobre o porquê de se trabalhar tal tema, ou seja, qual a importância do projeto para o aluno, para a escola e para a própria comunidade.

OBJETIVOS

Para toda atividade que se pretenda realizar, é de extrema importância o estabelecimento de objetivos ou, seja, o que pretendemos alcançar? Onde queremos chegar com esse projeto? È preciso pensar o que nós como professores gostaríamos de ensinar com o projeto, pois quem não sabe onde quer chegar, não sabe o que irá encontrar.

Nesse momento pode-se fazer a sensibilização através de uma conversa com classe. Sempre é importante pensar que os alunos tem que estar estimulados com a ideia do projeto, caso contrário o bom resultado do projeto pode estar comprometido.

ATIVIDADES

È preciso pesquisar constantemente sempre em diversas fontes (revistas, internet, jornais) sobre o tema escolhido para que possam ser propostas atividades que atendam todas as disciplinas e conteúdos curriculares. Atividades essas sempre coerentes á faixa etária dos educandos.

ESTRATÉGIAS

No processo de ensino-aprendizagem se faz necessário, por parte do professor, traçar os “caminhos” que serão percorridos, incentivando sempre o interesse do aluno. De acordo com Jean Piaget “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”. (PIAGET apud MARDEGAN 2012).

Isso nos leva a vislumbrar a importância de um professor participativo mediando todo o aprendizado de seus alunos, viabilizando suas descobertas, verificando sempre quais disciplinas será possíveis abordar dentro do projeto proposto, bem como sua viabilidade, realizando um cronograma viável para a realização do projeto.

ACOMPANHAMENTO

È necessário que haja o acompanhamento constante do professor para que exista o total aproveitamento do conteúdo apresentado pelas mais diversas disciplinas, isso faz com que as ideias não se percam no desenvolvimento do projeto.

AVALIACÃO

A avaliação de todo projeto educativo é essencial para apontar se as ações realizadas estão sendo feitas de forma correta ou se são necessárias ações corretivas para que se possa alcançar os objetivos definidos previamente.

Uma boa forma de avaliar um projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com