TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Tese: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Tese  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para dar início ao estudo, buscando maior familiaridade com a empresa, foi utilizado o método observacional, ou seja, os fenômenos foram observados, para que então fosse possível chegar a conclusões sobre eles. De acordo com Gil (1999), esse é o método mais utilizado nas ciências sociais, ele pode ser, de certa forma, impreciso, mas nas ciências sociais permite elevado grau de precisão.

Após observação do departamento Financeiro, da empresa como um todo, e da participação das rotinas do departamento Financeiro, decidiu-se iniciar o estudo com um focus group, ou seja, “uma entrevista em grupo, que atende a fins específicos em dada investigação” (Kind, 2004, p. 125).

O focus group se deu em forma de uma conversa com as gestoras do departamento Financeiro, na qual foi discutida a estrutura atual das atividades financeiras, a importância da estrutura organizacional na organização do trabalho, e a possibilidade de que esta fosse projetada para ser o mais eficiente possível. Para Nery (1997, apud KIND, 2004, p. 127) o focus group é indicado na exploração inicial, já que possibilita que os participante discutam o tema, e cheguem a conclusões mais interessantes.

Este trabalho analisou a estrutura da empresa, buscou entendê-la para identificar melhorias que possam ser aplicadas na organização, melhorando sua eficiência. Sendo assim, esta pesquisa tem uma finalidade prática, características estas que, segundo Vergara (2007), a classificam como uma pesquisa aplicada e exploratória. Barros e Lehfeld (1986, p. 96) afirmam que: “A pesquisa aplicada é aquela que o pesquisador é movido pela necessidade de conhecer para aplicação imediata dos resultados”, ao contrário da pesquisa básica, que segundo os mesmo autores busca o conhecimento apenas pelo conhecimento, sem aplicação imediata. Portanto, quanto à natureza, esta é uma pesquisa aplicada, pois os resultados serão utilizados para propor melhorias á organização. Segundo Vergara (2007) a pesquisa exploratória possui uma natureza de sondagem e para Pinheiro (2010) ela busca proporcionar maior familiaridade e o aumento da experiência sobre a questão pesquisada.

Vergana (2007) cita ainda que os tipos de pesquisa não são mutuamente excludentes. Por considerar apenas uma empresa, e ter seu foco na função financeira, a pesquisa pode ser considerada também como um estudo de caso, buscando conhecer com maior profundidade e detalhamento esta função e sua estrutura. “O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento” (GIL, 1946, p.58).

O levantamento de dados foi realizado por meio de uma pesquisa documental na organização, por meio da qual tomou-se conhecimento de sua estrutura. Para Vergara (2007), a pesquisa documental utiliza documentos conservados no interior de organizações públicas ou privadas, ou em posse de pessoas. Para Gil (1999) ela é diferente da pesquisa bibliográfica por utilizar materiais que não receberam um tratamento analítico. Os documento utilizados foram o planejamento estratégico, o organograma da empresa e manuais internos.

Os demais dados foram levantados por meio de entrevistas. Segundo Gil (1989) a entrevista é a técnica de interrogação com a maior flexibilidade, podendo ser informal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com