TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TESTUAL

Por:   •  11/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA- PARFOR - MODALIDADE DE EAD

[pic 2]

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

DOCENTES RESPONSÁVEIS: Laura Lopes de Paiva e Marcilene Regina Pedra

LEITURA E ESCRITA - APROFUNDAMENTO EM CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

LEITURA E ESCRITA - APROFUNDAMENTO EM CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

PRODUÇÃO TEXTUAL- ATIVIDADE AVALIATIVA FINAL

Assai

2014

PROPOSTA TEXTUAL 1: TEXTO INSTRUCIONAL  Escreva um texto aos leitores da revista Jovens e Cia, (15 linhas), que fará parte da reportagem sobre O jovem e o vestibular, em que sejam apresentadas instruções aos estudantes (mínimo 4 instruções), de como podem ter foco durante os estudos para o vestibular. Você pode considerar tanto as informações apresentadas no texto como outras de seu conhecimento. 

 Dicas para se concentrar na hora dos estudos.

O estudante deve se organizar para os estudos deve estar em um ambiente adequado e organizado o ajudará, pois se estiver em ambiente bagunçado poderá perder o foco e a concentração.

Procurar estudar sozinho, por mais que seja interessante estar acompanhado e melhor é estar só, pois assim não desviará a atenção para outra direção que não seja o estudo.

Especialistas nos mostram que para estar focado e concentrado e ter compreensão do estudo, o estudante de fazer anotações, ou seja, escrever e não só ler, procurando não digitar e escrever. Quem escreve consegue relembrar melhor o que foi visto, estudar novamente, rever a matéria estudada no mesmo dia, ajudará na memorização dos conteúdos.

Evitar o uso de aparelhos celular, pois de repente pode surgir aquele desejo de entrar na internet e conferir os acontecimentos das redes sociais e também usar o fone de ouvido para curtir uma musiquinha enquanto estuda. Esses pontos podem tirar o foco e a concentração do estudante, e o atrapalhará na fixação dos conteúdos estudados.

PROPOSTA TEXTUAL 2: RESUMO  Escreva um resumo, (10 linhas), que exponha as ideias e as informações consideradas fundamentais para a compreensão do texto 4. 

Atualmente as pessoas vivem em dois mundos: no real e no mundo virtual o que se tornou muito mais interessante, aquele onde todo mundo busca oportunidades. O uso de celular e computador tem afastado as pessoas dos acontecimentos que surgem a sua volta, tornando se desatento e surgindo o empobrecimento da atenção.

A distração com as ferramentas digitais e cada vez mais comuns, as pessoas usam excessivamente, até mesmo em salas de aula, no trabalho, aonde pode causar danos prejudiciais. “Há um preço a ser pago pela diminuição da atenção entre os adultos. Isso já é comprovado por especialistas, precisamos nos policiar, limitar se não perdemos a atenção naquilo que vamos realizar. Como nos diz o professor universitário que leciona cinema, que quando está lendo uma biografia de um de seus heróis, o lendário diretor francês François Truffaut. Ele diz: “Não consigo ler mais de duas páginas por vez. Sinto uma necessidade incontrolável de entrar na internet e ver se recebi novos e-mails. “Acho que estou perdendo a minha capacidade de manter a concentração em qualquer coisa séria.”

PROPOSTA TEXTUAL 3: RESPOSTA ARGUMENTATIVA Redija uma Resposta Argumentativa (15 linhas) para a seguinte questão: Por que ter foco, ter atenção é talvez a habilidade mental mais difícil de ser adquirida e controlada nos dias de hoje? Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista

Nos dias atuais se tornou difícil ter foco, ficar com a atenção direcionada, pois o mundo de hoje nos oferece infinidades de coisas para nossa distração. Um exemplo são as tecnologias virtuais, as pessoas ficam horas conectadas e deixam de notar, dar importância ao que está ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (372.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com