TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS INCLUSIVAS E CONCEPÇÃO DE DIVERSIDADE.

Monografias: PRÁTICAS INCLUSIVAS E CONCEPÇÃO DE DIVERSIDADE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.

Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007

RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)

(MINICURSOS)

NOME: RENATHA WALÉRIA MACHADO E SILVA

NÚMERO DE IDENTIDADE: 4077 232 ÓRGÃO EXPEDIDOR: DGPC-GO

DISCIPLINAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E CONCEPÇÃO DE DIVERSIDADE.

IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ALUNO COM NEE NO CONTEXTO DA ESCOLA COMUM.

ESPAÇOS DO AEE – CENTROS E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESEVOLVIMENTO.

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLOSIVA NO BRASIL.

LOCAL/DATA: GOIÂNIA 19 NOVEMBRO DE 2012.

1– PONTOS PRINCIPAIS DAS DISCIPLINAS, SEGUNDO O QUE VOCÊ ENTENDEU:

Práticas inclusivas e concepção da diversidade. - Identifica as necessidades e elabora um de plano de atendimento:

Identifica as necessidades específicas do aluno com deficiência e os resultados desejados; Identifica as habilidades do aluno; Realiza levantamento de materiais e equipamentos; Elabora plano de atuação, visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e ambiente escolares. Produção de materiais: transcreve, adapta, confecciona, amplia, grava, entre outros materiais, de acordo com as necessidades dos alunos.

Indica a aquisição de softwares, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros. Acompanhamento do uso dos recursos em sala de aula e verifica a funcionalidade e a aplicabilidade do recurso.

Orienta as famílias e professores quanto ao recurso utilizado pelo aluno. Ensina o uso e aplicação de recursos, materiais e equipamentos aos alunos, pais e professores nas turmas do ensino regular.

Promove a formação continuada para os professores do atendimento especializado, para os professores do ensino comum.

Identificação e Avaliação do aluno com NEE no contexto da escola comum- A avaliação educacional diagnóstica permite conhecer melhor esses aprendizes, identificando suas NEEs, motivações, hábitos, conhecimentos, níveis de autoestima, facilidades ou dificuldades em determinadas áreas do saber ou do fazer. A avaliação da aprendizagem também pode contribuir ativamente nesse sentido, de modo a incentivar esse aluno a aprender e a se desenvolver.

A oferta de ambientes educacionais ricos em estímulos favorece, indubitavelmente, o desenvolvimento democrático da inteligência. Considerando a necessidade de uma política educacional que favoreça, de modo geral, a ampla evolução das capacidades de todos os alunos, este trabalho objetiva refletir sobre a influência da avaliação da aprendizagem para o desenvolvimento pleno do ser humano, especialmente no que concerne às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).

Os professores, por estarem em contato direto com os alunos em sala de aula,

são os profissionais da educação mais indicados para fazer uma avaliação diagnóstica. Podem observar – formal e informalmente – as atividades e comportamentos revelados no cotidiano, e ainda sinalizar capacidades gerais e específicas. A sala de aula necessita se consolidar, então, como espaço para a identificação e progresso das diversas habilidades humanas. Deve-se considerar a multiplicidade de situações em que a inteligência se manifesta, de acordo com as necessidades básicas do estudante, para seu aperfeiçoamento como ser humano integral

Espaço do AEE Centros e Salas de Recursos Multifuncionais - O AEE/CAEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentado pelo aluno e, preferencialmente na própria escola desse aluno. Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em outra escola próxima. O AEE acontece em Escola comum, em salas de recursos multifuncionais, em Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP ou CAS ou NAAH/S e em Centros de Atendimento Educacional Especializados.

As salas de recursos multifuncionais são os espaços da escola onde se realiza o atendimento educacional especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar. É um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais.

Transtornos Globais o desenvolvimento – O TGD é uma categoria que engloba cinco transtornos caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas, incluindo socialização e comunicação. Os transtornos invasivos do desenvolvimento são: Autismo; Síndrome de Rett; Transtorno desintegrativo da infância (síndrome de Heller); Síndrome de Asperger; Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação (autismo atípico).

A legislação básica da educação especial e inclusiva no Brasil - A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas e todas as modalidades da educação básica e superior. Faz-se necessário disponibilizar o AEE e os recursos próprios para esse atendimento; A educação especial também orienta alunos e professores quanto à utilização desses recursos nas turmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com