TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Plano De Aula

Ensaios: Desenvolvimento De Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento:

A tecnologia está presente na maioria das escolas, a maioria tem acesso a internet, televisão e aparelho de radio.

Os professores até tem o interesse no uso das tecnologias pelo fato de ser atrativo, ter tecnologia dentro da sala de aula com fácil acesso as crianças isso proporciona oportunidades de melhor desenvolvimento em suas habilidades e assim facilitando a socialização de sua aprendizagem.

Entretanto ter interesse e até saber usar a tecnologia no dia a dia não quer dizer que estejamos preparados para trabalhar de forma eficaz com essa ferramenta, para que isso ocorra é necessária formação continuada, reflexiva e construtiva por parte do professor. É necessário conhecer as especificidades de cada recurso, o que ele pode propiciar e colaborar com a pratica educativa. E necessário que o professores tenho bem claro qual o objetivo e a finalidade em aplicar a tecnologia como recurso em sala de aula, ter a consciência de como essa ferramenta vai ajudar a ampliar capacidade e competência dos alunos é extremamente necessário para que o trabalho consiga atingir o resultado esperado.

O educador tem que atuar como propositor de desafios, que indica caminhos disponíveis , mas permite que o aluno se relacione com a informação interferindo, modificando, produzindo e compartilhando mensagens, imprimindo nelas suas considerações.

Pude perceber que não há resistência por parte dos professores em usar a tecnologia, o que há é falta de comprometimento da gestão escolar em proporcionar as ferramentas adequadas para que ocorra essa interação. O que a maioria dos responsáveis pela gestão escolar parece não ter claro e que para o uso da tecnologia dentro da escola não é necessário um docente especialista em áreas especificas, mas um docente que tenha a iniciativa em lidar com as incertezas, um docente comprometido com o seu trabalho, pesquisador e parceiro na construção de conhecimento.

Assim como o professor a instituição educacional deve ficar atenta ao seu compromisso, proporcionando ao seu corpo docente e discente a possibilidade de aprendizado atualizado e continuado. Cabe ao gestor criar uma estratégia de comunicação pedagógica para levar à sua instituição e à sua comunidade este papel de responsabilidade social, para a prevenção e a educação no uso correto dos meios eletrônicos.

Quando se fala em tecnologia logo alguém se pronuncia a favor do uso do computador, como se tecnologia se resumisse a isso, lembrando que é necessário que o professor saia desse ciclo vicioso de agente repassador do conhecimento, o computador pode fazer isso e o faz muito mais eficientemente do que o professor, o mesmo tem que ocupar a posição que e de seu direito “mediador” e passar a ser o criador de ambiente de aprendizagem tento como agente de auxílio a ferramenta “computador”.

Com o uso das tecnologias o educador pode e devem estar atento as novidades bem como aos riscos e novos meios de fraudes que está ferramenta e atos ilícitos podem provocar se mal usada. Não basta apresentar a tecnologia e mostrar o caminho, e necessário que também se desenvolva paralelamente um projeto de conscientização sobre a forma correta do seu uso, é importante explicar aos alunos sobre os direitos autorais, referencias e citações deixando claro qual a real função da tecnologia a de auxiliar as pesquisas e o aprendizado.

Talvez à grande vontade em usar a tecnologia dentro da sala de aula, mas a falta de certos cuidados pode proporcione um efeito contrario ao que se esperava. Só se deve levar a tecnologia para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com