TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

Adjetivo: É a palavra que expressa característica, qualidade, defeito, aparência ou estado dos seres, modificando substantivos ou pronomes, e classificando-se em primitivo; derivado; simples; composto; pátrio; gentílico. Exemplo: Fiel; mortal; brasileiro; socioeconômico; baiano; holandês.

Adjunto adnominal: É o termo (acessório ou não essencial) da oração que caracteriza ou determina um substantivo.

Adjunto adverbial: É o termo (acessório ou não essencial) da oração que indica uma circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido do verbo, adjetivo ou advérbio, podendo exprimir diferentes circunstâncias (lugar; tempo; modo; intensidade; afirmação; negação; causa; dúvida; instrumento; meio; finalidade).

Advérbio: Palavra que modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio indicando circunstância (afirmação; dúvida; intensidade; lugar; modo; negação; tempo). Exemplo: Ontem visitei minha prima. Dia muito lindo. A casa ficava tão longe...

Agente da passiva: É o termo (integrante) da oração que indica o ser que pratica a ação quando o verbo está na voz passiva. Exemplo: O vestido foi costurado pela menina.

Aposto: É o termo (acessório ou não essencial) da oração que se refere a um substantivo ou pronome explicando-o. O aposto pode vir separado por vírgula, por dois pontos ou por travessão.  

Artigo: É a palavra empregada antes de substantivos, sendo indicação de gênero e número. Nesse caso, os artigos podem ser indefinidos (um, uma, uns, umas) ou definidos (o, a, os, as). 

Canal de comunicação (ou de contato): Trata-se do(s) meio(s) usado(s) para transmitir a mensagem.

Classe de palavras: Categoria de palavras baseada em sua finalidade específica numa mensagem falada ou escrita, classificando-se em 10 grupos (classes gramaticais), a saber, substantivo; adjetivo; verbo; pronome; numeral; artigo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição.

Código: É o conjunto de sinais convencionais utilizados no processo de comunicação. No caso de uma mensagem escrita, o código é a língua. Além desta, outros códigos poderão ser empregados nesse sentido; por exemplo, cores, formas, sinais etc. Para que a comunicação se estabeleça com eficiência, emissor e receptor devem utilizar o mesmo código.

Colocação pronominal: Corresponde ao emprego dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) na oração em três posições relativamente ao verbo, ou seja, antes (próclise), no meio (mesóclise) ou depois (ênclise) deste. Exemplo: Não me diga isso! (antes) Dar-lhe-ei tudo. (no meio) Diga-nos, o que pretende com isso? (depois do verbo).  

Complemento nominal: É a palavra (integrante) da oração que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), sendo sempre precedido de preposição.

Complemento verbal: É a palavra (integrante) da oração que completa o sentido de verbo transitivo direto (objeto direto) e indireto (objeto indireto).

Composição: É o processo de formação de palavras pela junção de duas ou mais palavras, ou pela junção de dois ou mais radicais já existentes, podendo realizar-se por justaposição ou por aglutinação. Exemplo: Guarda-chuva; vaivém; planalto; aguardente etc.

Comunicação: É o processo em que ocorre emissão, transmissão e recepção de mensagens, correspondendo assim à capacidade de dialogar; de trocar e discutir ideias; de realizar o bom entendimento entre pessoas.

Concordância: Corresponde à organização harmônica entre termos de uma oração (e frase), dispondo as palavras nesse sentido conforme suas flexões.

Concordância nominal: É a concordância em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) entre artigo, numeral, pronome, adjetivo e o substantivo a que estes se referem na oração (e frase). Exemplo: As nossas três sobrinhas mais talentosas foram premiadas.

Concordância verbal: É a concordância em pessoa e número entre verbo e sujeito na oração. Exemplo: Os meninosnão estudaram para a prova.

Conjunção: Palavra que liga orações ou termos semelhantes numa mesma oração. São conjunções: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, ora, logo, portanto, pois, assim, porque, porquanto, como, se, caso, conforme, embora, quando, apenas. Exemplo: Não desobedeça, pois ela é sua mãe! Joana correu e alcançou a bola.

Conjunção subordinativa: É a palavra se usada para ligar (subordinando) duas orações, sendo uma delas a que completa o sentido da outra, ou seja, uma oração é subordinada à outra. Exemplo: Se mentires, eu saberei! Seprecisa, vai!

Consoante: É o fonema produzido por meio de obstáculos que impedem a livre passagem do ar.

Crase: É a fusão da preposição a com o artigo (definido) a, sendo esta união representada pelo acento grave (à). Exemplo: Vou à cidade comprar mantimentos. Elas estão à vontade em casa. .

Derivação: Processo pelo qual uma palavra se forma partindo de outra (“primitiva”) já existente. Nesse caso, a palavra que se origina de outra é chamada de derivada. Exemplo: Pedra/pedregulho/pedreira etc. (uma derivação pode ser: prefixal; sufixal; parassintética; regressiva; imprópria). 

Dígrafo: Corresponde ao conjunto de duas letras que representam um só fonema, podendo permanecer ou não na mesma sílaba de acordo com a separação silábica das palavras. Exemplo: Chuva; guerra; telha; unha; aquele; terra; nascer; cresça; pássaro; excelência.

Discurso: É a exposição de um assunto por meio da fala ou da escrita, podendo assumir três formas, a saber, discurso direto; discurso indireto; discurso indireto livre.

Discurso direto: Forma de expressão em que são reproduzidas palavras de alguém nos termos exatos em que estas foram ditas. Exemplo: Peço-lhe que não a deixe ir embora.

Discurso indireto: Forma de expressão em que há reprodução de palavras de alguém na terceira pessoa. Exemplo: Ele pediu que não a deixasse ir embora.

Discurso indireto livre: Forma de expressão em que se aproxima narrador e personagem, dando a impressão de que estes falam conjuntamente, nesse caso, combinando características dos discursos direto e indireto. Exemplo: O senhor aceita um cafezinho? O médico não comia nada depois do jantar.

Ditongo: É o encontro vocálico formado por semivogal e vogal numa mesma sílaba, correspondendo a uma só emissão de voz. Exemplo: Comércio; leite.

Divisão silábica: Corresponde à divisão das palavras em sílabas, utilizando hífen e seguindo algumas regras nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com