TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Frase 1

O Verbo ver, empregado no futuro do subjuntivo e acompanhado das palavras “se” e “quando” assume as seguintes formas, a saber: “vir”, “vires”, “vir”, “virmos” “virdes”, “virem” Na frase em análise, o verbo foi empregado de forma inadequada quanto ao português culto escrito. A frase estaria correta, segundo as regras da gramática normativa, se fosse escrita da seguinte maneira: A nova geração do Mercedes Classe E está sendo esperada para daqui a dois anos, então não se assuste  você também se vir este carro no Salão do Automóvel em 2016.

Frase 2

Nessa frase, a forma correta para o verbo pôr, seguido por uma palavra condicional, segundo o português culto escrito, seria puser. Em relação ao verbo ficar, empregado no presente do indicativo, a forma mais adequada seria usá-lo, nesse contexto, no futuro. Corrigindo-se a frase, fica enquanto eu não puser a limpo este caso, não ficarei sossegado. Da forma que se conjuga o verbo pôr, conjugam-se os verbos dispuser, compuser, impuser, decompuser etc.

Frase 3

Nessa frase, as formas do verbo pentear foram empregadas de forma inadequada quanto ao português culto escrito. Segundo a gramática normativa, os verbos terminados em ear trocam o e por ei nas formas rizotônicas. Sendo assim, na terceira pessoa do presente do indicativo, o verbo pentear apresenta as seguintes formas. Penteio, penteias, penteia, penteiam, penteamos, penteiam. O verbo ir, também, não está usado de forma adequada. Como se trata do imperativo, a forma correta para esse verbo é vá. A frase ficaria correra da seguinte forma: Eu penteio o cabelo de hora em hora porque meu chefe quer que eu penteie. Quero que ele vá pentear macaco.

Frase 4

Nessa frase não há problemas quanto ao português culto escrito.

Frase 5

Nessa frase, o verbo ser, empregado no futuro do subjuntivo e acompanhado por palavra condicional, deveria apresentar a forma seja. A frase correta, então, seria quem sabe eu ainda seja uma garotinha.

Frase 7

Essa frase apresenta um pequeno desvio quanto ao português padrão. Houve uma dessimetria no uso dos verbos empenhou-se e permitiria. Em outras palavras, não houve um paralelismo entre as ações expressas por esses verbos. A frase ficaria correta assim: Em nenhum momento o governo empenhou-se na produção de um texto de reforma eficaz, que permitisse desonerar a produção industrial. 

Frase 8

O verbo chover é classificado como um verbo impessoal, isto é, verbo que não se refere a nenhum sujeito, sendo assim, não pode ser flexionado. No entanto, na frase em análise, o referido verbo foi usado no sentido metafórico, sendo assim, é obrigatória a concordância deste com o sujeito da frase. A frase correta seria vão chover pingos de amor...chovem asneiras todo momento.

Frase 9

Segundo as regras da gramática normativa, o verbo haver, no sentido de acontecer, existir é impessoal, isto é, não tem sujeito. Sendo assim, não pode ser flexionado. A frase correta seria houve muitas brigas na disputa do cargo.

Frase 10

Não há inadequações nessa frase.

Frase 11

Infinitivo precedido de preposição pode ou não levar o verbo para o plural. Sendo assim, a frase está correta, segundo o português culto escrito.

Frase 13

O verbo fazer indicando tempo transcorrido ou a transcorrer é impessoal. O termo que vem após esse verbo, nesse contexto, não é o sujeito. Sendo assim, não há razões para ser flexionado. A frase correta seria Faz muitos anos que saí da escola.

Frase 14

Nessa frase, a concordância foi feita de forma inadequada quanto ao português culto escrito. A expressão um milhão, seguida de especificador acompanhado de um verbo de ligação, leva o verbo para o plural, concordando com a expressão que acompanha um milhão. A frase correta seria, então, um milhão de maçãs foram perdidas durante a viagem.

Frase 15

O verbo ser está empregado no futuro do subjuntivo, sendo assim, o verbo que vier após esse deverá, também, ser empregado nesse mesmo tempo e modo verbal. A frase correta quanto ao português culto escrito é a seguinte: Talvez eu seja demitido e não saiba

.Frase 16

Nessa frase, os verbos estão empregados no imperfeito do subjuntivo, no entanto, não estão empregados corretamente quanto ao português culto escrito. A forma utilizada foi empregada no imperfeito do indicativo, sendo inadequada, pois antes do verbo há uma palavra condicional, que exige verbo no subjuntivo. A frase correta seria se você não quisesse, não deveria...

Frase 17

Nessa frase, o verbo manter está empregado no imperativo, sendo assim, exige a forma mantenha. A frase correta seria: por favor, mantenha a porta fechada. Note-se que, nessa frase, o subjuntivo foi usado, pois o interlocutor faz um pedido. Nesse sentido, o adequado é empregar o verbo no imperativo e não no infinitivo.

Frase 18

No que se refere ao português culto escrito, a frase em análise está inadequada. Segundo a gramática normativa, o gerúndio só pode ser usado para ações efêmeras, e não que durem muito tempo. Nessa frase, o verbo estaremos indica futuro, sendo assim, não é adequado usar um verbo no gerúndio acompanhando esse. Basta apenas dizer: Tocarei amanhã no espaço X.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com