TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

1) O que você entende pela afirmação "O texto é uma rede de sentidos"?

O texto se desdobra em diversos sentidos, como por exemplo, o sentimento do autor na hora de transpor suas ideias no texto, fatores de coesão e coerência que influenciaram na compreensão do leitor, o uso de uma linguagem adequada ao público que ele (o autor) pretende direcionar o texto. A compreensão do texto é um fator muito subjetivo, vai depender do conhecimento que cada leitor tenha a respeito do tema abordado e do domínio linguístico. Por esse motivo afirma-se que existe uma rede de sentidos, pois cada leitor terá a sua percepção e formulará de forma individualizada a interpretação do texto.

2) Como o sentido de um texto é construído?

Como o próprio texto afirma, o sentido de um texto se constrói através da interação do autor/texto/leitor. O autor ao produzir seu texto utilizará duas ferramentas essenciais, a coerência que é a construção de um texto compreensível aos olhos do leitor e a coesão, que vem a ser a ligação, harmonia entres os elementos de um texto, cada palavra, frase e parágrafo estão harmonizados entre si.

3) O que a zona de interseção representa no texto?

Existe uma zona de ligação interna entre o autor, texto e leitor. Os três elementos precisam estar em harmonia para se chegar ao objetivo traçado pelo autor na hora de produzir seu texto.

4) Escreva um pouco sobre a coesão e a coerência e a relação que existe entre elas na perspectiva textual.

Coesão, trata-se da ligação entre os conectivos do texto tornando-os harmônicos, sem deixar o texto fragmentado, com ideias esparsas. A coerência por sua vez vem a ser a relação lógica entre as ideias transmitidas pelo autor. Ambas possuem uma relação intrínsecas ao texto, mas a coerência nunca poderá deixar de compor o escopo textual, já a falta de coesão poderá existir sem comprometer a coerência. Concluindo, admite-se um texto coerente sem coesão, mas nunca um texto com coesão sem coerência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com