TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Português O QUE E LER?

Tese: Português O QUE E LER?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE E LER?

Toda leitura é sempre uma leitura do mundo, ou seja, um ato de compreensão do que se vê ou se sente. A criança inicia seu aprendizado a partir de sentidos anteriores ao da visão: aprende a respirar e, aos poucos, troca um modo de viver por outro, percebendo novas realidades através do tato, olfato, paladar etc. Adapta seus instintos as condições que o meio lhe oferece, estabelecendo desse modo relações de sentido para acompanhar o sigiloso mover-se da vida.

Acrescenta, mais tarde, a essa vida quase apenas sensitiva o mundo da linguagem oral e depois o da escrita que e a primeira lida inaugura. E ler significara para sempre o ato de compreender, estabelecer relações inicialmente individuais com cada objeto ou ser que nomeia ampliando-as mais tarde. Ao fazê-lo descobre a função desse objeto no contexto onde esta inserido. E quanto o maior número de relações estabelecidas, mais importância adquiri, maior riqueza oferecerá o objeto da leitura, o livro, ou similar – e a realidade que lhe de origem.

Aprofundando mais essa breve reflexão sobre o ato de ler posso, com Paulo Freire, entender o processo de leitura como o estabelecimento de uma relação dinâmica que vincula a linguagem à realidade. Essa vinculação me faz perceber melhor a mim mesma, o universo das palavras e o contexto a que se referem.

A palavra ler vem do latim legere, significado ler e colher. Ler, portanto, significa colher conhecimentos e o conhecimento e sempre um ato criador, pois me obriga a redimensionar o que já esta estabelecido, introduzindo meu mundo em novas séries de relações e em um novo modo de perceber o que me cerca.

Nasce, desses jogos de percepção, um olhar mais crítico para o contexto, inaugurado pela reinterpretação. Quando leio sou criadora, transformada da ordem, sempre. E não existe revolução maior do aquela que se opera em todo ato de fala ou leitura. Quando leio, reescrevo, recrio a cada palavra o que já esta ai. O que o mundo me oferece através da leitura (ou seja, minha ligação efetiva com o que me cerca) adquire sentido, existência e valor.

Bibliografia complementar

FIORIN, José Luiz e PLATÃO, Francisco. Pata entender o texto: leitura e redação. 16° ed. São Paulo: Atica, 2003. (Lições 3 e 4)

Atividade:

1.Leia o texto acima mais de uma vez.

2.Retire de cada paragrafo a ideia central.

3.Esquematize as ideias e numere-as.

4.Reescreva o texto, usando apenas o esquema do item

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com