TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Correio Amigo

Por:   •  27/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Avenida de Serviços Internacionais

[pic 4]

Projeto:

Correio Amigo

Apoio:  Alternative

IDIOMAS

Emerson Rodrigo Costa

emerson_erc@hotmail.com – 9711-4939 / 3279-8260

Correio Amigo

1 – Introdução

A cultura é o meio de comunicação do homem e a personalidade dos membros de uma comunidade. Tem muita relação com a maneira em que as pessoas se expressam, com a forma de pensar, de resolver problemas, de mover-se; observa-se também na organização da sociedade em suas características mais específicas.

Por conseguinte, dado que a língua e a cultura vão unidas, posso dizer que é impossível “dominar” uma língua sem “dominar” a cultura, ou seja, o mundo que vai unido à ela.

A necessidade de relacionamento com pessoas de outras culturas é hoje mais evidente que nunca. Os choques entre sistemas culturais não se limitam às relações internacionais, mas sim dentro de um mesmo país, pois convivem uma diversidade de culturas. Nossa sociedade está cada vez mais multicultural por várias razões. O turismo ou questões de trabalho, visto que o desenvolvimento acentuado em relação à língua inglesa, vem incrementando uma sociedade aberta ao intercâmbio comercial internacional.

Aprender uma língua estrangeira é muito mais que decodificar códigos lingüísticos. É um processo amplo que envolve vários aspectos do saber, entre eles o saber cultural de um povo, cujas diferenças servem como incentivo aos conhecimentos de novos hábitos e costumes, possibilitando, assim, uma aproximação e não um distanciamento entre a cultura de ambos os povos.

Todos sabemos que o ensino de línguas estrangeiras se completa com o enfoque cultural. O acesso à cultura do país da língua meta facilita a aprendizagem e também aumenta a visão critica do aluno.

O professor de LE precisa ir mais além da visão comunicativa. Deve inserir e possibilitar, também ao aluno, essa insersão no contexto lingüístico-cultural.

A cultura diferencia os grupos sociais e ao mesmo tempo pode unir esses grupos, através da interação vinculada entre os processos sociais, ao ensino de idiomas, ao turismo, ao trabalho, ao intercambio, etc.

A cultura é uma produção inerente ao homem que varia em cada grupo social, o que lhe permite sua identidade. A sociedade tem seus próprios hábitos e costumes.

Podemos dizer que a língua como caráter identitário reflete uma determinada comunidade lingüística. Sendo assim a língua é um dos aspectos culturais da sociedade. Os dois conceitos estão interligados, um não existe sem o outro e não significam nada. Uma não é mais importante que a outra, mas ambas se completam.

Para falar uma língua estrangeira é imprescindível conhecer alguns fatores da cultura e da sociedade, já que a língua será o veículo de comunicação entre a língua materna e a língua estrangeira. É indispensável conhecer a forma de vida, como se estrutura a sociedade, seus hábitos diários, alimentares, como se comportam em diversas situações do cotidiano, enfim, como vivem os falantes da língua meta.

Por várias décadas a metodologia ignorou ou utilizou muito pouco o componente cultural na aprendizagem de língua estrangeira, no entanto, atualmente já se considera ponto relevante para uma aprendizagem comunicativa no ensino de idiomas estrangeiros.

A globalização, os avanços tecnológicos e o excesso de atividades diárias estão fazendo com que os jovens deixem o doce prazer de escrever cartas.

        A Internet e os telefones celulares limitam a "qualidade" de comunicação entre os jovens, pois eles, quando o fazem, na grande maioria das vezes, usam uma linguagem que não pertence ao padrão formal.

Tendo em vista esta realidade é relevante a procura de alternativas que contribuam para interferir nesta situação, promovendo uma comunicação eficaz e adequada aos jovens, tanto na vida escolar quanto na prática cotidiana.

Partindo desse contexto, deparou-se com o desejo de melhor compreender a cultura de outro país e sugere-se o desenvolvimento da atividade de escrever cartas, que visam a criatividade, o conhecimento da língua e a cultura estrangeira na elaboração dessas, através dos Correios.

2 – Meta

        Estimular os alunos a escreverem cartas e aprender a língua inglesa, compreendendo o seu significado, a linguagem utilizada, seus tipos e, também, desenvolver um trabalho que viabilize a formação de amizades entre os alunos de culturas diferentes que participarem do projeto.

3 – Público Alvo

        Alunos de 6ª série do ensino fundamental

4 – Objetivos

  • Promover o intercâmbio cultural entre os alunos;
  • Aprendizado da língua inglesa;
  • Verificar se os alunos têm hábito de escrever cartas;
  • Analisar quais os tipos de cartas os alunos conhecem;
  • Reconhecer a importância da correspondência no processo de interação social;
  • Estimular nos alunos o hábito de corresponder-se com outras pessoas através de cartas;

5 – Duração

        Este projeto será implantado assim que tiver a aprovação e terá a duração que se fizer necessária a cada turma, pois trata-se de um projeto cíclico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (331.4 Kb)   docx (566.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com