TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PROJETO GURI DIRETORIA EDUCACIONAL PLANEJAMENTO INDIVIDUAL DOS EDUCADORES MUSICAIS

Por:   •  26/4/2015  •  Artigo  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO PROJETO GURI

DIRETORIA EDUCACIONAL

PLANEJAMENTO INDIVIDUAL DOS EDUCADORES MUSICAIS

1º Semestre / 2015

Manual de preenchimento

Seguem abaixo alguns conceitos que poderão lhe auxiliar no preenchimento do Planejamento Individual. Com base nesses conceitos, preencha cada item no formulário que segue ao final.

PERFIL DOS ALUNOS:

Conhecer o perfil dos alunos envolve uma pesquisa sobre seus gostos e preferências, conhecimentos e experiências musicais prévias e outras características específicas da turma. Essas informações lhe ajudarão a planejar objetivos e atividades coerentes com a realidade que você encontrará na sala de aula.

PLANOS DE ENSINO:

Os planos de ensino serão as descrições de todo o planejamento realizado para o período de aulas em questão. Você estará livre para fazer os planejamentos de acordo com carga horária e quantidade de turmas.

TEMAS/SUBTEMAS:

O tema é o assunto geral que serve como fio condutor e organizador de suas aulas e será definido no Plano de Ação, a partir de pesquisa com os alunos e equipe do polo. Este deve ser amplo e permitir desdobramentos, que serão chamados de subtemas.

Os subtemas poderão ser trabalhados a cada turma e período e devem convergir com o tema geral escolhido pela equipe no Plano de Ação, para que haja um alinhamento das atividades artístico-pedagógicas no polo durante o período estipulado.

CONTEÚDOS:

Ao escolher os conteúdos das suas atividades deve-se considerar os conceitos e habilidades musicais a serem ensinados e outras habilidades possíveis de serem desenvolvidas com esse ensino, para que os alunos sejam capazes de alcançar os objetivos propostos.  (ex: pulso, andamento, figuras rítmicas, etc. e concentração, respeito, disciplina etc.)

OBJETIVOS:

Planejar seus objetivos é uma forma de estipular as metas que você pretende que seus alunos alcancem no decorrer das oficinas. Para elaborá-los, pode-se pensar na frase “ao final do período de aulas, os alunos devem ser capazes de... (exemplos: “executar a célula rítmica do baião”, “manter a afinação até o final da música”, ”tocar a melodia com a digitação correta”, etc.)”.

        Você também poderá incluir outras habilidades como objetivos de suas atividades musicais que são importantes para que o processo de ensino-aprendizagem seja alcançado com qualidade e de maneira significativa. Por exemplo: uma atividade que tem por objetivo que os alunos desenvolvam a noção de “pulso”, poderá ao mesmo tempo desenvolver atitudes de socialização, concentração, coordenação motora etc.

REPERTÓRIO:

Neste tópico você deverá informar o repertório que será usado para desenvolver os conteúdos. Para a escolha do repertório, considere o perfil da turma, seus conhecimentos prévios e o nível técnico dos alunos. Lembre-se que os conteúdos devem justificar a escolha do repertório e não o contrário. (Ex. conteúdo: figuras musicais mínima e semínima/ repertório: música que apresente as respectivas figuras em seu desenho melódico/rítmico).

ATIVIDADES:

Esta será a descrição dos procedimentos utilizados em suas aulas, para que os alunos alcancem os objetivos propostos:

Execução vocal ou instrumental

Descreva as atividades de execução de forma ampla e geral.  As atividades de execução deverão ter um peso maior no seu planejamento. Porém lembre-se que será importante integrá-las com atividades de composição/ arranjo/ improvisação e apreciação, de modo que os alunos tenham uma vivência musical ampla e significativa.

Composição, arranjo ou improvisação

Descreva as atividades deste tipo que serão feitas lembrando-se que até uma mudança de ritmo ou estilo em uma música já é considerada uma forma simples de arranjo ou improvisação. Os alunos podem compor melodias ou ritmos a partir de conhecimentos e conceitos musicais básicos, podem ainda rearranjar e executar peças musicais já existentes, utilizando-se de recursos como a repetição de células musicais, contraste, transformação temática, mudança de estilo, etc.

Apreciação

Descreva como os alunos farão a apreciação de obras relacionadas com o repertório do planejamento. Os alunos deverão realizar atividades diversificadas de apreciação musical (escuta ativa e análises críticas) a partir da performance de obras pelo educador, ou pelo grupo de alunos, ou gravações profissionais.

Técnica

Descreva os exercícios que complementarão as atividades de execução, composição ou apreciação. Lembre-se

que a técnica não se refere apenas às habilidades para a execução instrumental ou vocal, incluem-se neste item aspectos técnicos e mecânicos específicos, bem como teoria e notação musical.

Literatura – conhecimentos históricos ou gerais sobre música

Descreva as atividades acerca da literatura, lembrando-se que as atividades de literatura envolvem o estudo de partituras musicais, aspectos históricos, musicológicos e contextuais, bem como a discussão sobre compositores e estilos.

AVALIAÇÃO (QUALITATIVA) DO DESENVOLVIMENTO MUSICAL:

É uma avaliação processual do conhecimento inicial apresentado pelo aluno, do seu desenvolvimento no decorrer do período e do resultado final alcançado. Acontecerá em três momentos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa (ver quadro a seguir). Devem ser feitas de maneira estimuladora e não terão como objetivo a atribuição de notas aos alunos. As avaliações poderão ser realizadas através de apresentações em classe, aulas abertas, atividades de apreciação individuais ou coletivas, auto-avaliações, análises críticas-construtivas orais ou escritas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com