TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fotografia em nossas vidas

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  3.281 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................04

1 PROJETO: FOTOGRAFIA EM NOSSAS VIDAS........................................05

1.1 Justificativa.................................................................................................05

1.2 Objetivo geral.............................................................................................06

1.3 Objetivos específicos..................................................................................06

1.4 Metodologia................................................................................................06

1.5 Resultados esperados................................................................................08

1.6 Avaliação.....................................................................................................08

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................09 REFERÊNCIAS.................................................................................................10

4

INTRODUÇÃO

As fotografias são uma maneira de perpetuar uma imagem do passado, presente e futuro. Nos livros didáticos encontramos várias imagens de todo tipo de contexto. Em toda leitura onde existe uma imagem pra admirar, torna a interpretação e assimilação, de tal conteúdo, mais estimulante.

Em todas as matérias da escola, principalmente nos livros, temos uma fotografia em algum momento para complementar o estudo, fazendo com que as fotos sejam de grande valor para o aprendizado atualmente.

Consolidar a fotografia como um meio de comunicação social e um modo de expressão, contribui para a conscientização e para a participação de cada um no processo de aprendizagem.

Visando estabelecer um ensino de qualidade através de um novo ângulo, o Projeto: Fotografia em nossas vidas foi elaborado.

5

1 PROJETO: FOTOGRAFIA EM NOSSAS VIDAS

A Escola constitui-se como um espaço plural e diversificado destinado a servir à comunidade, visando buscar soluções para as necessidades atuais.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição de 1988, aponta que as escolas têm obrigação de se articular com as famílias dos alunos, e as famílias e a comunidade tem direito de participar da gestão escolar e ter ciência do processo pedagógico.

O presente Projeto: Fotografia em nossas vidas, será implantado na escola Professora Victoria Marcon Bellucci, situada na cidade de Cerquilho no estado de São Paulo.

Este projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2015, integrando escola, família e comunidade no sentido de elaborarmos uma análise da fotografia como parte da história social da escola e comunidade.

1.1 Justificativa

Notando que o número de aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais que os alunos levam para a escola vem crescendo gradativamente, consideramos viável fazer o uso das fotografias feitas por eles.

Os alunos da escola Victoria Marcon Bellucci, a todo o momento, fazem poses, fotografando a si, seus amigos, isso ou aquilo, enfim, tudo o que para eles é interessante, tanto em sala de aula, como na entrada, intervalo e saída.

O projeto justifica-se porque trabalhar imagens, principalmente as imagens feitas pelos próprios alunos, permite desenvolver alunos observadores, críticos, reflexivos, sensíveis e construtores de conhecimentos.

Nesse processo de aprendizagem, a fotografia não é o produto final do projeto, mas a observação, análise e estudo da imagem produzida e as inferências com que o aluno produzirá a partir dela o que é de mais significativo, contribuindo assim para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.

6

1.2 Objetivo geral

Temos como objetivo, neste projeto, desenvolver ações para instigar um olhar crítico do aluno sobre a fotografia. Com esse projeto ressaltamos a importância da fotografia como fonte de estudo histórico. Com esse trabalho, damos a oportunidade para que comunidade e familiares contribuam, com seus saberes, levando para dentro do ambiente escolar e fazendo uso dos recursos disponíveis na escola para desenvolver tais atividades com os alunos.

1.3 Objetivos específicos

Um dos principais objetivos, é que os alunos tenham contato com a tecnologia, de maneira produtiva, unindo o útil ao agradável, isto é, unindo o que eles gostam, no caso tirar fotos, ao aprendizado que será adquirido.

Com esse projeto, os alunos vão conhecer os elementos que compõem a linguagem fotográfica, responsáveis para garantir boas imagens.

1.4 Metodologia

Alguns métodos aplicáveis no Projeto: Fotografia em nossas vidas, incluem:

 Debate sobre a importância da fotografia como fonte histórica

 Análise e questionamento de fotografias como: lugar, ano, vestimentas, pessoas da foto, etc.

 Pesquisas na internet sobre fotografias e uso delas na escola e comunidade.

 Estudar a história da fotografia, abrindo espaço para construção, interpretação e recriação do passado.

 Fotografar a escola e elaborar um mural com fotos antigas e atuais da escola.

 Participação dos alunos em cursos, palestras e oficinas sobre fotografias.

 Fazer uso das fotografias produzidas pelos alunos como prática pedagógica/metodologia de ensino, através de um Concurso de Fotografias, integrando outras instituições escolares, levando à socialização através das máquinas fotográficas.

7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com