TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interação Escola X Comunidade

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Interação Escola X Comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.704 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO 03

3 RESULTADOS 04

4 CONCLUSÃO ...........................................................................................................05

5 REFERENCIAS ........................................................................................................05

1. INTRODUÇÃO

A ideia para a problematização do presente trabalho surgiu após a vivência da realidade das aulas de Matemática na Escola Estadual Professor Osvaldo Cruz, na qual se notou a dificuldade que alguns professores têm para trabalhar determinados conteúdos, fazendo com que busquem novas metodologias.

A Escola Estadual Professor Osvaldo Cruz pretende trabalhar de maneira interdisciplinar todas as disciplinas presentes na matriz curricular devido à importância de inserir nos alunos uma consciência critica e reflexiva sobre os assuntos estudados em sala de aula e sua vida cotidiana.

Devido a crescente alta do preço dos produtos consumidos em casa, causando o desajuste financeiro nos bolsos dos familiares de cada aluno, surgiu a necessidade de realizar um trabalho que busque soluções para minimizar e controlar os gastos dos pais nas compras de supermercado.

Este trabalho tem como objetivo atingir a comunidade escolar via alunos, através de informações e mudanças de comportamento, almejando a melhoria do convívio social e do rendimento escolar dos alunos. Evidenciando a importância da pesquisa por melhores preços em produtos consumidos em casa e o significado do ato de economizar.

2. DESENVOLVIMENTO

Em um processo dinâmico o docente reflete sobre as práticas realizadas. Neste sentido, Shõn (1995) diz que um professor que reflete sobre sua ação docente estabelece uma interação na qual pode ser surpreendido pelo estudante o que o leva a pensar sobre a questão e compreender os motivos pelos quais isso ocorreu, a partir de então reformula a problemática e realiza novas experiências para comprovar suas percepções, completando o processo de reflexão – ação – reflexão.

A dinamicidade no processo de ensino aprendizagem que o aluno está inserido gera a necessidade de mudanças incentivando a educação para a vida e não para o ato de memorização e acúmulo de informações. Neste sentindo Freire (1996), diz que o conhecimento buscado como ideal é através da conscientização da importância da realidade e das semelhanças existente na sociedade, assim podendo fazer as devidas modificações que lhes cabe tanto na parte social quanto na educativa.

As dificuldades no processo de ensino aprendizagem surgem com as mudanças ocorridas no aluno e no meio em que está inserido, os alunos se tornam mais críticos, maturos e bem informatizados, isso devido adequações que o meio externo sofre como: o desenvolvimento de novas tecnologias e acontecimentos sociais. Assim os professores tem que ir em busca de atvidades que despertassem o interesse do aluno, já que esse é um dos geradores de uma aprendizagem significativa.

Sabe-se, que o ensino dos conteúdos de matemática não é de fácil assimilação pelos estudantes, se for abordado somente sob ponto de vista exclusivamente formal. O ensino de matemática deve ser ligado com o cotidiano do estudante. Dessa forma, novas metodologias para introdução do tema são necessárias. Diante a experiência teórica, pode-se inferir que a dinâmica de visitas a ambientes não formais e não escolares envolve integralmente o jovem educando, pois se trata de uma atividade extraclasse. Sabe-se também que a adolescência é uma fase da vida na qual o ser humano necessita de atividades que formem para a cidadania. Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com