TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM  MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA

COMUNIDADE + PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Luciano Callegari Ribeiro RA 1761140

POLO UNIP BENTO GONÇALVES, 2018

Caracterização da Escola

Identificação

Nome: Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro

Endereço: Rua Luiz Casemiro Frâncio, 244, Bairro Santa Rita, Bento Gonçalves – RS, 95700-720 

Telefones: 54 3453 1256, 54 3453 4470

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: 16ª CRE

Análise crítica do ambiente físico

        A localização do Colégio é compatível com o acesso da clientela, pois possui toda a infraestrutura de trasporte público e privado para os aprendizes. Exceto para alunos com alguma deficiência física ou mental, no que se refere ao transporte. No entanto, existe toda a acessibilidade para o aluno estar no ambiente escolar, pois o Colégio está equipado segundo a lei federal de acessibilidade.

        O espaço físico do Colégio está adequado à sua proposta pedagógica, pois conta com as tecnologias, avaliações diferenciadas, e o PPP  (Projeto Político-Pedagógico) não faz parte da proposta pedagógica pois foi demandado pela SEC (Secretaria Estadual de Educação) e pelo CEED (Conselho Estadual de Educação), com o propósito de unificar o Ensino Médio em suas demandas.

        A relação entre o número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências, pois todas as dependências do Colégio coportam o número de alunos com os tamanhos determinados pela LDBN (Lei de Diretrizes e Bases Nacional).

        Há salas-ambientes. Elas atingem suas finalidades, pois todas elas estão estruturadas conforme determina a LDBN (Lei de Diretrizes e Bases Nacional). As salas contam com professores especializados para atender o número de alunos que apresentam alguma deficiência e dificuldades de aprendizagem.

        Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências, são desenvolvidas as seguintes atividades: Na biblioteca acontece a Hora da Leitura, nas segundas-feiras e quartas-feiras, a Hora do Conto, nas terças-feiras e quintas-feiras. No laboratório de informática, que conta com 45 (quarenta e cinco) computadores, com acesso à internet, com monitoramento de sites inadequados para os aprendizes. Neste espaço, os alunos aprendem a efetuar pesquisas e realizar seus trabalhos dentros das normas da ABNT (Assossiação Brasileira de Normas Técnicas). Já nos laboratórios de Física e Química, os professores realizam projetos e aulas práticas dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

        A utilização das dependências supra-citadas ocorre com os professores, alunos e funcionários quatro ou duas vezes por semana, dependendo da necessidade de cada disciplina relacionada aos laboratórios e à biblioteca. Os recursos destes ambientes são plenamente utilizados e atingem seus objetivos dentro e fora do horário escolar, pois conta com um cyber à disposição de toda a comunidade escolar, na entrada do Colégio, para realizar as tarefas que não foram possíveis concluir  dentro do horário programado.

        No tocante a elogios, tanto a biblioteca quanto os laboratórios são muito bem equipados, contando com material de última geração e manutenção em dia. Já no que cerne à críticas, acho que o maior problema é a qualidade da internet de banda larga. Problema este que é generalizado no país. Único comentário de relevância sobre outros aspectos, é que nem todos os estudantes conseguem aproveitar os ambientes de forma plena, seja por falta de interesse ou por uma relação mais próxima das famílias com as propostas pedagógicas.

        

Características da gestão escolar 

        Em relação à participação dos profissionais da educação na elaboração do PPP (Projeto Político-Pedagógico) e do regimento escolar não ocorreu pois ambos projetos vieram prontos da SEC (Secretaria Estadual de Educação) e pelo CEED (Conselho Estadual de Educação). Os professores foram orientados a alterar pontos específicos do PPP e do regimento escolar, conforme necessidade e interesses do Governo.

        O Colégio tem todos os Conselhos (Escolar, CPM, de Alunos e Grêmio Estudantil), por exigência da Lei Federal, com autonomia própria. No entanto, com a nova Lei Estadual, os mesmos perderam a autonomia que lhes era outorgada (ou seja, não há mais participação ativa de pais e alunos nos Conselhos e afins).

        Conforme e descorrido até aqui, os documentos de proposta pedagógica e regimento escolar vieram prontos da SEC (Secretaria Estadual de Educação) e do CEED (Conselho Estadual de Educação), não dando o direito da Comunidade Escolar participar da elaboração e reflexão das necessidades do ensino público. Não há comentários relevantes sobre outros aspectos desta questão.

Organização Administrativa e Pedagógica

        Estrutura organizacional do Colégio, conforme organograma abaixo:

        [pic 2]

        O curso universal das Escolas Estaduais é o ensino politécnico. Cada Escola demanda horários de funcionamento independentes e o número de classes corresponde ao número de alunos matriculados. O Colégio citado segue as regras do ensino politécnico, onde cada sala de aula conta com 40 (quarenta) classes e os horários são: 07:30h às 12:30h, das 13:10h às 18:30h e das 18;45h às 23:00h. O calendário escolar vem com orientaçãoes da SEC com início, meio e fim do ano letivo, sendo permitido aos professores, pais e alunos decidirem apenas os feriados e os sábados letivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (397.1 Kb)   docx (393.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com