TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção: Justificativa e Diagnóstico da Realidade Escolar

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  1.540 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

Introdução 3

Justificativa e Diagnóstico da realidade escolar 3

Problematização..................................................................................................4

Fundamentação teórica.......................................................................................4

Objetivos 5

Metas 5

Procedimentos/ Etapas 6

Cronograma 6

Procedimentos/ Recursos 7

Procedimentos/ Avaliação 7

Conclusão 7

Referências bibliográficas: 8

Sites consultados 8

Anexo I. Poema de Cecília Meireles do livro mar absoluto e outros poemas in Poesia completa. 9

Anexo II Poema de Cecília Meireles do Livro Viagem em Poesia Completa 10

Anexo III Ficha de diagnostico dos alunos........................................................11

APENDICE Figuras de linguagem 12

Introdução

Tema: Utilizando a poesia de Cecília Meireles para o ensino de figuras de linguagem

(metáfora, comparação e personificação) na produção de texto - poesia.

Instituição: E.E Deputado Pedro Geraldo Costa

Disciplina: Língua Portuguesa

Público Alvo: Alunos do 2º Termo A do Ensino Médio

O tema escolhido para o projeto de intervenção voltado aos alunos do 2º Termo A de Ensino Médio, deu-se em função destes alunos apresentarem dificuldades na identificação e utilização de Figuras de linguagem em suas produções textuais.

Justificativa e Diagnóstico da realidade escolar

Pensando nos aspectos de identificação e uso das figuras de linguagem

(metáfora, comparação e personificação) e, baseando-se no conceito de ensino produtivo de novas habilidades linguísticas da Língua Portuguesa em produções textuais, este projeto busca desenvolver as competências linguísticas, gramaticais e competências textuais.

Este projeto foi idealizado a partir da teoria de utilização da poesia em sala de aula (GEBARA, 2012) e do ensino da Língua Portuguesa por meio de textos paradidáticos (CHIAPPINI, 2011); com a intenção de levar os alunos a refletirem sobre os usos de sua língua materna de acordo com o ambiente e a finalidade da comunicação. Desta forma, utilizaremos os conceitos de ensino produtivo propostos por Travaglia (2009), para que os alunos adquiram novos conhecimentos sobre variações linguísticas aplicáveis em determinados contextos por meio de alguns poemas de Cecília Meireles.

Para o diagnóstico analisamos os alunos do 2º ano A durante as aulas, a partir deste diagnóstico surgiu vários apontamentos (ver anexo).

A escola E.E Deputado Pedro Geraldo Costa localiza-se em um bairro populoso, em processo de desenvolvimento, possui comércios diversificados, têm saneamento básico na sua área central e a maioria dos proprietários são de sua própria residência tendo também áreas de invasão, possui 107 funcionários frequentes os professores em sua maioria são graduados, e alguns eventuais estão cursando a graduação próximo a conclusão do curso e 1357 alunos divididos em Anos iniciais (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano) 411; Anos finais (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano) 403; ensino médio: 406 e Educação de Jovens e adultos 137, possui sala da equipe gestora, sala dos professores, salas de aulas bem arejadas e ventiladas, as carteiras e cadeiras em estado mediando, a biblioteca tem um bom acervo de livros, a quadra de esportes é grande está um pouco pichada, a sala de informatica possui 25 computadores, DVD, televisão de plasma, 1 retroprojetor, 2 impressoras, a cozinha está em um otimo estado e a alimentação é fornecida aos alunos, a escola presta atendimento á comunidade de segunda á sexta feira, das 7:00 ás 23:00 horas, a comunidade é participativa em manifestações culturais que a escola faz, reuniões dentre outros.

Problematização:

Os alunos apresentam dificuldades na identificação e utilização de Figuras de linguagem em suas produções textuais?

Fundamentação teórica:

Devido a globalização e as mudanças constantes em nossa sociedade, várias vezes o sistema educacional brasileiro tem sido transformado ensejando uma melhoria na educação e atualizando constantemente os seus currículos e métodos através dos PCNs e LDB. Os PCNs (1998, p. 29) afirmam que: "O currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva”.

A Linguistica Textual surgiu na década de 1960 na Europa, e se disseminou no Brasil na década de 1970. Nesse período, a principal preocupação dessa corrente era descrever os fenômenos sintático-semânticos presentes nos enunciados. Na década de 1970, muitos linguistas se preocuparam em construir uma gramática de texto, pois havia sentenças que a gramática de frase não conseguia explicar. Então, segundo Koch (1997,p.11), o texto passa a ser conceituado pelos linguistas como “uma unidade linguística com propriedades estruturais específicas”, e náo mais como uma sequência de sentenças isoladas. Assim, o objeto de estudo da Linguística Textual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com