TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Base No Filme Que Você Assistiu E Nos Conteúdos Abordados Nesta Aula, Reflita Sobre A Relação Entre A Escola E A Sociedade Que Temos E A Escola E A Sociedade Que Buscamos. Exemplifique Com As Situações Retratadas No Filme E Sua Realidade Escolar

Monografias: Com Base No Filme Que Você Assistiu E Nos Conteúdos Abordados Nesta Aula, Reflita Sobre A Relação Entre A Escola E A Sociedade Que Temos E A Escola E A Sociedade Que Buscamos. Exemplifique Com As Situações Retratadas No Filme E Sua Realidade Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

Em relação à educação costumamos fazer a seguinte pergunta: De quem é a culpa?

Será da juventude ou nós que não oferecemos nenhum caminho?

Será que saberão votar amanhã, saberão escolher os dirigentes para uma nação justa?

Se para votar bem é necessário favorecer a educação, o problema com o Brasil seria melhorar o trágico panorama da educação.

Hoje os problemas continuam os mesmos e mais alguns que apareceram com as leis falhas impostas para a educação. Sabe-se que houve um aumento dos acessos de alunos às escolas, mas ainda há necessidade de priorizar a qualidade pedagógica.

Para ter uma boa educação é preciso de uma escola com boa estrutura física e acadêmica, mas também é necessário que haja a consciência dos alunos. A relação familiar, na sociedade atual, tem se tornado cada vez mais frágil e superficial, O trabalho, e outras atividades têm consumido o tempo dos pais que se veem impossibilitados de educar seus filhos, atribuindo (de forma incorreta) este papel à escola e a outras pessoas. A correria do dia a dia acaba provocando a transferência de responsabilidades que seriam dos pais para outras pessoas e instituições como a escola, professores, etc. A educação é compreendida como um direito de todos e sua missão é contribuir para a formação de sujeitos autônomos, éticos e participativos. Para que o processo de aprendizagem seja harmonioso os pais, por sua vez, devem manter-se em comunicação constante com a escola, para conhecer os trabalhos e objetivos desenvolvidos pelos docentes.

A escola é aqui compreendida como uma instituição onde a democracia deve ser exercida de forma autêntica e dinâmica, refletindo, compartilhando as ações desenvolvidas. Portanto, a participação da família deve fazer parte do dia a dia da escola, pois como uma instituição que compreende um papel social, político e cultural voltado para a emancipação do sujeito, suas ações devem voltar-se para uma educação participativa. A educação é o alicerce fundamental para o exercício da cidadania.

O grande desafio colocado hoje para a escola é, justamente, caminhar com passos firmes em parceria entre governo e sociedade, motivando o debate e somando força decidida a lutar e trabalhar, de forma articulada e solidária, para assegurar o ingresso, permanência e sucesso de todos os alunos na escola. Estas são as exigências de um novo tempo e de uma escola comprometida com os interesses da classe popular.

A família tem importante contribuição a dar na educação em geral e na aprendizagem de seus filhos. A família tem o profundo conhecimento sobre o desenvolvimento de seu filho, o qual se torna extremamente valioso para a compreensão de suas necessidades educacionais.

Buscamos uma sociedade onde exista um sistema que valorize e dignifique o ser humano para que este tenha voz e vez como indivíduo social. Onde todos tenham suas necessidades básicas satisfeitas. Onde se busca o resgate à cidadania, o desenvolvimento integral do aluno, levando-o a uma visão ampla do mundo. Onde forma-se o cidadão consciente, que contribua com o seu trabalho para o bem comum e para a transformação social.

Outro dia enquanto me dirigia ao colégio onde trabalho, dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com