TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Por:   •  3/4/2020  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVISA (FACULDADE INTEGRADA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO)

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO DE TEXTO

ALUNA: MARIA DA CONCEIÇÃO SOARES PEREIRA DA SILVA

PROFESSORA: VERÔNICA CAMPOS

        

RESENHA ANÁLISE DO DISCURSO

PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS. (ENI ORLANDI)

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

04/01/2020

RESENHA ANÁLISE DO DISCURSO

PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS

Nessa obra a autora produz propostas que trazem influencias em relação a linguagem, abordando também o sujeito ideológico.

A mesma prossegue com os fatores referentes ao estudo da língua para convergir à dedicação na linguística, considerada pela autora como processos de signos e a gramática, para tratar que a Analise do Discurso não trata da língua nem da gramática em si, porém todas elas lhe trazem interesse.

Ela trata do discurso e a palavra discurso tem  em si a ideia de curso percurso de movimento.

Assim o discurso é o lugar em que se pode observar essa relação entre língua e ideologia compreendendo-se de que  forma a língua produz sentidos por/ para os sujeitos.

 No trecho acima Orlandi demonstra uma opinião antecipada sobre o discurso.

Eni Orlandi também aporta nessa obra a relação entre três domínios disciplinares que são considerados uma ruptura com o século XIX que são: A Linguística, o Marxismo e a Psicanálise.

Dessa forma a autora traz a discursão que a AD julga tanto a psicanalise como também a linguística e o marxismo.

A AD se constrói por meio da linguística e as ciências do meio social, trazendo interrogações sobre o processo linguístico, apagando o que é tido como historia e sociedade, como também fazendo interrogações as ciências da sociedade de acordo com a sua consideração na língua e na ordem matéria.

Assim sendo, a AD visa fazer um trabalho na confluência desses campos de conhecimentos produzindo um novo recorte disciplinar, dando forma a um novo objeto que é o discurso.

Orlandi também registra um recorte teórico que é a relação língua e discurso.

Dessa forma, nem o discurso é visto como uma liberdade, um ato, totalmente sem condicionantes linguísticos ou determinações históricas, nem a língua como totalmente fechada em si mesmo sem falhas ou equívocos.

É visto que Orlandi aborda um conjunto da AD de forma intelectual e seu dispositivo referente a teoria, ou seja, percebe-se que a autora discute a noção de ideologia como um ponto bastante forte, fazendo pontuações de como é as ciências sociais e humanas.

Assim sendo, essas ciências respeitam que os idiomas possuem transparências, as mesmas visam os seus conteúdos de ideologia.

Esses estudos respeitam que podem ainda serem descobertos os que respeitam o pensamento discursivo que estaria oculto.

Para Orlandi não é impossível dizer que o valor tem sua representação a saturação completa produzindo o efeito evidencia, tendo sustentabilidade sobre o que já foi dito.

A autora também traz a discursão da incompletude, ou seja, estado da linguagem sendo que as pessoas como os sentidos não são tidas como completos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com