TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de textos em língua portuguesa

Por:   •  26/3/2019  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Bahia

Disciplina:LETE45-Leitura e produção de textos em língua portuguesa

Docente: Cemary Correia

Discente: Mariana dos Santos Firmino

Fichamento

Gêneros textuais1: definição e funcionalidade

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. pp 19-63.

Em Gêneros Textuais, Marcuschi começa o texto falando sobre o lado social dos gêneros textuais, mostrando o fato de que os gêneros são “eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos” (MARCUSCHI, 2002: 19). Em seguida, ainda no item 1 do texto, expõe alguns exemplos de gêneros textuais conforme a história.

No item 2, com o nome de “novos gêneros e velhas bases”, o autor mostra o conceito de suporte, explicando assim que as mais recentes tecnologias ajudaram no surgimento de vários gêneros textuais, com ajuda desses suportes como: televisão, jornal, internet, revista, entre outros. Demonstrando, nesse item, que esses suportes ajudam na formação de novos gêneros. Por exemplo: o chat (bate-papo pela internet) é uma nova forma do gênero conversa pessoal, que também favoreceu o gênero conversa ao telefone

Marcuschi observa que “em muitos casos são as formas que determinam o gênero e, em outros tantos serão as funções. Contudo, haverá casos em que será o próprio suporte ou o ambiente em que os textos aparecem que determinam o gênero presente”. (MARCUSCHI, 2002: 21).

Já no item 3, o conceito de tipo e de gênero textual. O autor afirma que toda comunicação verbal acontece por algum gênero textual. Tipo textual é a expressão usada para usada “para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}. (MARCUSCHI, 2002: 22). Entre os tipos textuais temos: exposição, descrição, argumentação, injunção, entre outros, pois são inúmeros.

Marcuschi, no item 4, esclarece que vários livros didáticos usam a expressão “tipos de textos” para denominar gêneros textuais. Assim, explica parte por parte do conceito de tipo textual, mostrando a ocorrências de textos variados. Quando se nomeia um certo texto como ‘narrativo’, ‘descritivo’ ou ‘argumentativo’, não esse está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base”. (MARCUSCHI, 2002: 27).

O item 5: Observações sobre os gêneros textuais. O autor ressalta que os gêneros não podem ser definidos. Mostrando um exemplo em que um artigo foi escrito no formato de um poema, mostra o conceito de um gênero com a função do outro, “o predomínio da função supera a forma na determinação do gênero, o que evidencia a plasticidade e dinamicidade dos gêneros”. (MARCUSCHI, 2002: 30).

No item 6, com o nome de  “gêneros textuais e ensino”, comenta sobre a necessidade de fazer o trabalho com o texto na sala de aula, com gêneros orais e escritos.

Marcuschi evidencia a importância de se trabalhar o texto a partir de gêneros, em sala de aula. Ele sugere, por exemplo, a tarefa de identificação dos gêneros textuais presentes em uma revista ou jornal, indicando as características principais de cada gênero.

E por fim, o item 7 onde o autor apresenta suas observações finais. Neste espaço, o autor esclarece que “a relevância maior de tratar os gêneros textuais acha-se particularmente situada no campo da Linguística Aplicada. (...) é de interesse aos que trabalham e militam nessas áreas.” (MARCUSCHI, 2002: 35).

Marcuschi aponta para a realidade dos livros didáticos, que apresentam textos de variados gêneros, mas promovem a análise de apenas poucos gêneros, e sempre os mesmos. Ele afirma que apenas poucas vezes os gêneros são tratados de forma sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com