TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Descobriu O Brasil

Monografias: Quem Descobriu O Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, desembarcando em um local que eles denominaram “Porto Seguro”, justamente por ser ali um lugar para eles desembarcarem, ele se depararam com uma paisagem típica de litoral não povoado, coqueiros, a areia da praia e… os índios. Diante disso me vem à cabeça a seguinte questão: Os portugueses descobriram o Brasil? Ora, é isso que se afirma, mas o que isso significa?

Pois bem, quando os portugueses chegaram já haviam pessoas vivendo no Brasil, e não eram poucas pessoas, era uma infinidade de pessoas, uma nação, a nação indígena. No ano de 1500 as primeiras embarcações portuguesas aportaram no Brasil, com o tempo eles dominaram o Brasil, colonizaram e ficou historicamente aceita a ideia de que os portugueses descobriram o Brasil? Ora, como eles podem ter descoberto o Brasil se já haviam milhares de pessoas vivendo aqui? Parece loucura afirmar isso, pois esta versão praticamente afirma que antes dos portugueses chegarem no Brasil ele estava perdido, sem ninguém. Obviamente esta versão está errada, certo? Não necessariamente, pois;

* Dizer que os portugueses descobriram o Brasil não necessariamente quer dizer que antes da chegada dos portugueses o Brasil estava perdido e não havia ninguém. Esta afirmação é feita no sentido de estabelecer que os portugueses foram os povos responsáveis por colocar o Brasil no mapa da terra. Deste modo, colocando o Brasil no mapa da terra eles também tornaram conhecido tudo o que havia no Brasil, isto inclui os índios. Em outras palavras, antes da chegada dos portugueses o Brasil não era conhecido para o “mundo civilizado daquele período”, pelas sociedades mais avançadas deste período.

* Então, está correto dizer que os portugueses descobriram o Brasil, desde que a proposição seja entendida da forma como foi supracitada. Neste sentido, o que ocorre com as pessoas que acreditam que a ideia de que o Brasil foi descoberto pelos portugueses está errada é simplesmente uma confusão gerada pela ambiguidade da afirmação. De certo, é muito fácil se confundir com esta proposição, somos levados automaticamente a pensar na hipótese citada acima como “louca, insana” e que afirma que o Brasil estava perdido, sem ninguém. Para resolver esta questão é necessário que se estabeleça uma proposição correta para tal fato histórico – o descobrimento do Brasil, como falamos. Poderíamos falar da seguinte maneira: Os portugueses tornaram o Brasil público para as sociedades mais avançadas; Os portugueses foram os primeiros povos avançados a chegar no Brasil; Algo deste tipo seria mais apropriado, mas quanto a falar de descobrimento, de encontrar o Brasil, isto deve ser atribuído aos índios.

Obs.. Bom, essa ideia de que o descobrimento por parte de Portugal não significa na verdade um descobrimento propriamente dito não é muito antiga, pelo contrário, ela é bem recente, a ponto de ainda dividir espaço com a velha ideia de que o Brasil era um país perdido (coitadinho) e que ele foi salvo pelos portugueses, ou seja, o que quero dizer é que ainda é ensinado em muitas escolas a velha ideia de portugueses heróis, os salvadores do Brasil. Aliás, essa ideia de portugueses heróis, salvadores do Brasil, os bravos desbravadores, descobridores é uma ideia muito antiga e de caráter elitista. Vamos pensar: Os portugueses vinham de um pais que acompanhava os costumes europeus do seu tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com