TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quizz do heroi

Por:   •  4/6/2015  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

  A suplementação alimentar, baseada em compostos naturais, tem como objetivo complementar uma dieta em que se faltam determinados nutrientes como minerais,  vitaminas ou aminoácidos. Desse modo, ao fornecer os alimentos que não foram consumidos pelo indivíduo, o suplemento ira proporcionar melhores resultados para o corpo, fazendo com que a dieta se torne mais completa. Como exemplo, podemos citar os atletas praticantes de musculação, que utilizam o suplemento alimentar para a obtenção de um alto rendimento.

   Atualmente, o estresse, a falta de tempo para preparar alimentos saudáveis e o consumo de produtos industrializados, provocados pelo ritmo de vida, acabam resultando na perda de muitos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Assim, os suplementos passam a ser essenciais para a regular a deficiência dietética, desde que sejam receitados sobre prescrição de um médico ou nutricionista. Vale lembrar que, a ingestão desses produtos por conta própria sem nenhuma orientação profissional pode, dependendo da quantidade e dos componentes, ter como conseqüência diversos problemas de saúde.

    Os suplementos alimentares são divididos em vários grupos, cada um com componentes e funções distintas. Os termogênicos contribuem para a aceleração da queima de gordura, contendo substâncias que aceleram o metabolismo, como o guaraná em pó e a cafeína. Os energéticos, como o nome já diz, fornecem energia, vinda dos carboidratos, para a realização de atividades físicas. Já os suplementos proteicos possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo, que ajudam na formação de músculos.

    Também são tipos de suplementos os compensadores, que contém lipídios, carboidratos e proteínas (sendo indicados para pessoas desnutridas ou atletas com necessidades aumentadas), os repositores hidroeletrolíticos, bebidas esportivas que repõem grande quantidade de água e eletrólitos (sódio, potássio, cloro e magnésio) essenciais para evitar a desitradação. Por fim, temos os aminoácidos de cadeia ramificada, que são aqueles indicados para o aumento da massa muscular, como por exemplo os BCAAs (utilizados para a recuperação muscular e para exercícios de longa duração).

     Quando ingeridos sem necessidade ou em excesso, os suplementos alimentares podem causar diversos problemas, englobando efeitos tóxicos, principalmente no fígado, disfunções no metabolismo, danos cardiovasculares e alterações no sistema nervoso. Além disso, cerca de 33% dos produtos comercializados possuem ingredientes que não são seguros para o consumo ou que contêm substâncias que não podem ser consumidas sem o acompanhamento médico. Tais substâncias proibidas, como hormônios e estimulantes, são consideradas como dopping, acarretando diversos riscos como o câncer, distúrbios hormonais e psicológicos e doenças cardíacas.

     

   O consumo em altas doses desses produtos pode prejudicar, além do fígado, os rins, além de poderem aparecer espinhas e flatulências (depende da tolerância do indivíduo a determinado suplemento). Já pessoas com diabete, anemia, pressão alta e hepatite, devem passar por uma avaliação criteriosa antes de fazer uso desse medicamento. Além disso, pessoas que não fazem exercício físico, e utilizam os suplementos como maneira de complementar a dieta, ao consumirem produtos que contenham carboidrato, proteínas e gorduras em excesso, podem acabar engordando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com