TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Ensaios: RELATÓRIO FINAL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO FINAL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito para obtenção de nota final na disciplina deCompetências Profissionais sob a orientação do Profª. Mª Marciane Mores Nunes.

MANAUS

2014

1ETAPA PASSO 2:

2 ETAPA PASSO 2:

PROJETO-- O SABER NAS SERIES INICIAIS.

Justificativa

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.Esse projeto demanda daEscola Municipal Ligia Mesquita Fialho, serie 4° ano do Ensino Fundamental. Localizada no Bairro do Coroado 3; Cidade Manaus Amazonas. Para atender, edá-se necessário mediante ao alto índice de alunos dos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem. São crianças que estão condenadas ao fracasso antes mesmo que se esgotem todas as possibilidades didático-pedagógicas em alfabetizá-las, uma vez que não há uma sala deapoio pedagógico específico que atenda suas defasagens curriculares. Ao se propor o presente Projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que compõem uma parcela significativa da população, que não conseguem aprender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos. No Projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação com um enfoque ao ensino e aprendizagem, visando garantir que todos os alunos aprendam. Acreditamos que para a superação dos problemas de aprendizagem é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando.

A importância do lúdico na aprendizagem nas séries iniciais, A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado. Os desenvolvimentos pessoais que ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção do conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. O lúdico na escola é fundamental para promover

as atividades com jogos, buscando um meio de aprendizagem prazeroso para a criança, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho do educador (o professor), pois através dos jogos, pode ser feita facilmente uma investigação do modo de pensar dos alunos, para ajudá-los a compreender os conteúdos escolares e superar suas dificuldades. Vale ressaltar, porém, que o lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercâmbio ensino-aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças.A partir disso, vamos tornar evidente a importância do "lúdico" e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças.É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

Os professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades. Frente a essa ideia, o Professor Apoiador entra como mediador do processo ensino aprendizagem, fazendo um elo entre esses meios, proporcionando um espaço de novas descobertas e aprendizagens aos alunos, auxiliando-os, em pequenos grupos, através de atividades diversificadasno processo de ensino aprendizagem. Para que haja aprendizagem o vínculo professor e aluno precisam estarfortalecidos. Primeiramente, o aluno deve alçar seu professor a um lugar de admiração, de modelo ideal, com identificação e fascínio pela relação pedagógica. E, em segundo lugar, o professor deve tratar seu aluno com respeito, despido de todas as suas certezas, sem ostentar sua posição de “dono da verdade”, nem de onipotente, para aberto à curiosidade e às descobertas do aluno, numa relação horizontal, construírem um processo de trocas de desejos, de aprendizagem. De acordo com Fernández, “não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar”. (1991, p.52).

A importância da gestão com vista à aprendizagem.O princípio fundamental do gestor escolar de educação infantil de que, um ambiente sócio moral deve ser cultivado e no qual o respeito por outros é continuamente praticado constitui a base do presente trabalho. O termo ambiente sócio moral sugere nossa convicção de que todas as interações entre as crianças e entre elas e seus educadores e responsáveis têm um impacto sobre a experiência e desenvolvimento social e moral das crianças.Sabemos que o ambiente escolar mais desejável é aquele que promove, em termos ótimos, o desenvolvimento criança-social, moral,, afetivo e intelectual. E esse ambiente escolar se dá através de uma gestão democrática onde todos os membros da escola, da comunidade, assumem um compromisso com tal desenvolvimento.A atmosfera sócio moral da sala de aula está intimamente ligada àquela da escola, do distrito escolar, bem como aquela da comunidade mais ampla, podendo o diretor em sua gestão influenciar as atmosferas sócias morais de suas escolas.O educador de ontem, de hoje e o de amanhã precisa aceitar-se como mediador do processo de transformação da escola e, por meio dela, da sociedade. Pois se a escola e os professores não promoverem as tentativas de mudança, ela não ocorrerá.

O uso dos jogos e brinquedos na construção da aprendizagem. Para aprofundar os estudos relativos aos jogos e brincadeiras e sua relação com o processo de aprendizagem de crianças em idade pré-escolar buscou-se os referenciais teóricos de Vygotsky (1984,1994,1998) e Kishimoto (1993) os quais tem em comum o estudo sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.Sabe-se que os jogos e brincadeiras estão presentes no cotidiano das crianças, sendo atividades livres e espontâneas, onde o aprendizado acontece por meio das interações com as demais crianças e com os objetos a sua volta.Kishimoto(1993) ressalta que o brinquedo assume a função lúdica e educativa. Como função lúdica o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer. E como função educativa, ensina tudo àquilo que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.O jogo, aqui compreendido como o ato de envolver-se no brincar, possibilita à criança exercitar-se no domínio do simbolismo, ou seja, adentrar em mundos que se encontram apenas no seu imaginário. “O jogo e a brincadeira permitem ao aluno criar, imaginar, fazer de conta, funciona como laboratório de aprendizagem, permitem ao aluno experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente aprender” (VYGOTSKY e LEONTIEV,1998 p.23). O jogo está relacionado não só ao ato de jogar um jogo, mas ao de envolver-se com o brinquedo, de fantasiar, isso é jogar. “Os jogos são brincadeiras e

ao mesmo tempo meios de aprendizagem” (PIAGET,1967, p. 87). Assim, o jogo pode ser muito mais que uma simples brincadeira. Ele proporciona o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

Ao brincar a criança amplia seus conhecimentos por meio das conversas e discussões que venham a acontecer durante a interação com as demais ou ainda, quando está só, através de sua própria imaginação que transforma seus brinquedos em seres animados capazes de dialogar com ela estabelecendo também uma interação produtiva em termos de aprendizagens. “Brincar é muito importante, porque, enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina hábitos necessários ao seu crescimento” (BETELHEIM, 1998, p.168.)Deste modo, a prática de jogos e brincadeiras no cotidiano escolar da Educação infantil torna-se fundamental uma vez que, por meio do brincar, as crianças, além de desenvolverem suas próprias aprendizagens, aprendem a respeitar regras e normas de convivência. Além disso, brincadeiras e jogos, são capazes de elevar a autoestima da criança proporcionando a ela bem estar e prazer.Na Educação Infantil, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças se expressarem através da prática diária de atividades dirigidas que as fazem desenvolver suas capacidades motoras cognitivas e sociais.

3 ETAPA PASSO 2:

A leitura deve fazer parte da vida das crianças desde cedo, pois ela desperta a imaginação dos pequenos, além do imaginário ajuda a enriquecer o vocabulário. Ler para uma criança a ajuda a se familiarizar com a escrita, na fase da alfabetização é importante ao educador disponibilizar um tempo a leitura para que a criança comece a tomar gosto pelos livros. É necessário despertar o gosto pela leitura, pois segundo a consultora Regina Scarpa, “é nos livros que temos a chance de entrar em contato como desconhecido”, conhecer outras épocas e outros lugares, com eles, abrir a cabeça. Pesquisas apontam que pessoas que leitoras tem a vida restrita a comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes.

Objetivo Geral: Abrir caminhos para auxiliar os alunos a ingressar no mundo da escrita, ampliar o acesso a livros, empenhar todo o corpo docente no trabalho de ensino aprendizagem para solucionar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e despertar o gosto pela leitura.

Objetivos específicos:

* Ampliar o acesso de livros infantis a todos os alunos, organizando feiras culturais. Visitas a biblioteca da escola, deixando os alunos a vontade para escolher o livro que mais lhe agrada, com a devida orientação e supervisão do educador.

* Facilitar a inclusão de jogos e brincadeiras onde sejam necessárias instruções, regras escritas, em que prevaleça o coletivo.

* Organizar grupos de leitura, grupos divididos por tema (romance, ação, aventura).

* Promover apresentações teatrais de livros de contos infantis, apresentações feitas pelos próprios alunos.

* Montar um pequeno debate, para que a criança defenda, ou não determinado personagem de um texto escolhido pela professora.

* Incentivar atividades onde as crianças possam fazer uma releitura pessoal, montando um pequeno livro com desenhos e texto de um conto escolhido individualmente por cada aluno. Ampliar o acesso de livros infantis a todos os alunos, organizando feiras culturais. Visitas a biblioteca da escola, deixando os alunos a vontade para escolher o livro que mais lhe agrada, com a devida orientação e supervisão do educador.

ETAPA 4 PASSOS 3 E 4:

NA PREVISÃO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESTA CONTIDO:

a) Público-alvo: Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental; b) Perfil da turma: Alunos estudantes de escola pública estadual, oriundos de famílias carentes e com diversos problemas sócios estruturais e econômicos; c) Tempo de duração: 01 bimestre Tema da aula: Aprendendo de verdade, como num conto de fadas, como uma deliciosa brincadeira ““... d) Justificativa: Realizar a alfabetização letrada de maneira prazerosa e eficaz; e) Objetivos: Estimular a capacidade do próprio aluno em alcançar os conhecimentos propostos; f) Conteúdos: Aulas teóricas e práticas, sobre o processo de ensino aprendizagem criativo, de construção eenvolvimento verdadeiros e reais; g) Recursos de ensino: Brincadeiras, músicas, contos, materiais lúdicos, artes cênicas e outros; h) Avaliação: Através do prazer, envolvimento e interesse que cada aluno demonstre de maneira natural e satisfeita; i) Recursos materiais: vídeos, aparelhos de som, cd’s, dvd’s, livros, cenários, figurinos, brinquedos, objetos recicláveis e o principal, a participação de todos os alunos integralmente; j) Referências Bibliográficas: Teorias e concepções de Piaget, Vygotsky e outros.

Considerações Finais

Torna-se importante, elaborar este relatório final, para termos a previsão, do que é preciso com veracidade, estudando para planejar, para projetar o que for melhor para os alunos que precisam de algo consideravelmente positivo no presente para mudar o futuro. O letramento e a alfabetização, num contexto de ensino aprendizagem precisam andar lado a lado com a Educação Lúdica. O lúdico, junto com o imaginário, oferecem caminhos amplos para o desenvolvimento das crianças tornando-as mais críticas, autônomas, criativas, felizes e, com isso, realiza

um aprendizado com significação. Dessa forma, possibilita-se uma observação mais ampla do mundo, promovendo o desenvolvimento em todas as dimensões humanas e levando ao sucesso na alfabetização e o letramento. Toda educação, verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania, precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais. O lúdico vem ligar de forma divertida a criança a aprendizagem significativa.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

KISHIMOTO, TizukoMorchida (org). O brincar e suas teorias; www.pedagogiaemaçao.com.br; www.mundopedagogico.com.br;

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996; www.educador.brasilescola.com.br.

...

Baixar como  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »