TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Desmatamento

Por:   •  9/9/2019  •  Dissertação  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  4.191 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição, desmatamento,extinção de espécies, inundações e chuva ácida são alguns dos impactos ambientais negativos gerados pela conflituosa relação entre o homem e o meio ambiente. E caso não haja mudança de postura, tanto com políticas públicas e consciência sustável de populares, as próximas gerações sofreram com essas graças consequências.

A constituição federal de 1988, estabelece o direito à segurança do meio ambiente, entretanto é perceptível á degradação do mesmo. Como por exemplo o desmatamento que vem aumentando, como aponta o G1 Globo que nos últimos doze meses cresceu em 40%, o que ocorre devido a falhas na fiscalização por contar com um número pífio de agentes ou até mesmo a corrupção de alguns. Outra situação é a pouca atenção ao tratamento de esgoto, sob o discurso de ser muito oneroso, contribuindo para a poluição de rios e mares. Assim, enquanto o Estado não se comprometer com a defesa e a preservação ambiental, a reestruturação da relação entre o homem e o meio ambiente permanecerá inviável.

Outro fator contribuinte para a problemática em voga é ausência de consciência sustentável de muitos populares que por falta informação ou por simplesmente escolherem ignorar a preservação e não acreditando no “esgotamento dos recursos naturais”. Nota-se isso em situações como descarte irresponsável de lixo em praças e ruas, o uso excessivo de água, para lavar calçadas, carro e banhos demorados. Até a sociedade entender que isso tem que mudar urgentemente antes que esses recursos esgotem.

É tácito que solucionar a conflituosa relação entre o homem e o meio ambiente não é uma tarefa fácil, porém necessária. Primeiramente, o Ministério do meio ambiente deve aumentar o número de agentes fiscalizadores, e investigar e tirar aqueles que cometem corrupção. Segundamente, o Ministério da Educação promova uma semana especial no calendários escolar para falar da importância da sustentabilidade ambiental com profissionais da área. Dessa forma, a relação entre o homem e meio deixará de ser conflituosa e passará a ser harmônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com