TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Exames: Relatorio De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MONTES CLAROS

2014

UNIVERSIDADE DE UBERABA

POLO MONTES CLAROS

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado da etapa V do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês.

Preceptor:

MONTES CLAROS

2014

INTRODUÇÃO

Apresento aqui o relatório referente ao Estágio supervisionado da V etapa, realizado na escola Estadual Coronel Luís Pires De Minas, distrito de Luís Pires de Minas, no município de Coração de Jesus/MG. Com a proposta de identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e em outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;

– Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades efetiva, física, congnitiva ética, estética para agir na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

– Desenvolver a prática, estabelecendo uma conexão com a teoria estudada.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente a educação está sendo um assunto bastante abordado na sociedade, onde pode-se constatar a necessidade de mudança em termos profissionais (formação, renumeração, valorização, etc.) pedagógicos (desinteresse dos alunos, indisciplina, baixa aprendizagem, etc.) institucionais (numero de alunos, instalações, materiais, etc.) em que podemos analisar e avaliar as dificuldades presentes no ambiente escolar por meio do estágio supervisionado, pois é um aspecto imprescindível para os profissionais que estão no meandro da licenciatura, por incitar uma visão contundente do cotidiano inerente à escola, sobretudo a de auxiliar o estagiário a construir sua identidade baseada nas diversas práticas. De acordo com os pcns buscam construir uma proposta nacional para a escola, sendo que a nomenclatura desses documentos é uma forma de procurar uma flexibilidade devido ao caráter genérico dos objetivos, conteúdos, avaliações e orientações pedagógicas contidas no documento (pg. 185), assim querem incitar que desenvolvem suas orientações de uma forma global, tudo com o intuito de oportunizar as escolas que se adequem a essas propostas de acordo com suas particularidades em decorrências das variações existentes entre regiões, cultura, meio social, etc., de modo possam garantir a aprendizagem dos alunos. Ademais, os pcns apresentam a língua portuguesa como instância que precisa estar centrada na admissão das variedades lingüísticas próprias do aluno, para que assim lhe seja permitido à conquista de novas habilidades lingüísticas, particularmente daquelas associadas aos padrões da escrita. Sobretudo, sempre que a razão de ser das propostas de uso da fala e da escrita é a interlocução efetiva e não a produção de textos para serem objetos de correção, além disso, as situações didáticas devem ter como objetivo proporcionar ao aluno pensar sobre a linguagem para poder compreende - lá e utiliza – lá apropriadamente as situações e aos propósitos.

Ao trabalho com a língua materna os pcns no ensino fundamental sugerem de forma premente a ampliação do aluno ao domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instancias publicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva à prática da escrita, ampliando assim, suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Nessa perspectiva é sugerido como unidade básico, contemplar nas atividades de ensino as diversidades de textos e gêneros que justamente evidenciam essas diferentes formas de comunicação imprescindíveis ao processo educacional.

Tal que o ensino da língua materna aborda a questão da leitura, da escrita e da produção de textos na educação da língua portuguesa, os gêneros que merecem uma abordagem mais aprofundada e ainda que caracterizem os usos públicos da linguagem. Dessa forma, os textos a serem selecionados são os que, por suas características e usos podem incitar a reflexão mais elaborada o que é primordial para a plena participação numa sociedade letrada.

A escola Estadual Coronel Luís Pires De Minas apresenta uma relação de troca, onde há exigências e desafios. Entre o grupo há vínculos de amizades, cooperação e confiança. O professor é construtor do conhecimento, cabe a ele descobrir qual é esse corpo de conhecimento trazido pelos alunos para orientar novas aprendizagens; pois o aluno já é portador de informações externas e se faz necessária atenderem outras formas de pensar, explicar, fazer e agir. Um dos pontos negativos é a organização de espaço físico da sala de aula a qual é de forma tradicional, as carteiras são enfileiradas, onde dificulta a interação entre os colegas e mesmo o trabalho em grupo.com relação aos demais ambientes, eles contribuem para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, pois os mesmos oferecem maior comodidade para toda a comunidade escolar. A biblioteca, por exemplo, apresenta um espaço amplo, saudável e adequado para as aulas de leitura, com variados livros literários e uma grande fonte de pesquisar em todos os conteúdos, tanto para os professores, quanto para os aluno.

Localização/Zona da escola: Urbana,possui transporte Escolar público.Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA. Acompanhamento Pedagógico (Reforço Escolar), Cultura Digital (Inclusão Digital) - Informática E Tecnologia Da Informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com