TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Supervisionado

Exames: Relatorio De Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

NOME E RA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÈDIO III

CAMPO GRANDE – MS

2013

NOME COMPLETO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório de estágio elaborado para fins de avaliação do Módulo Língua Portuguesa, referente a unidade didática de Estágio Supervisionado 5º semestre III – Língua Portuguesa do Sistema Educacional do Curso de Letras da Anhanguera – UNIDERP Interativa, sob Orientação da Professora Mestra, Odete Aléssio Pereira e Adriana Percília Rubio Recalde, tutora local.

CAMPO GRANDE – MS

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................... 04

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO................................................... 05

3 OBSERVAÇÃO E CO-PARTICIPAÇÃO................................................... 06

4 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO........................................................ 07

5 REFERENCIAS.......................................................................................... 08

INTRODUÇÃO

A elaboração do Relatório tem por objetivo levantar as experiências de vivência para o acadêmico de letras. O ensino de Língua Portuguesa destina-se ao preparo do aluno a lidar com situações reais do profissional de Língua Portuguesa, lidando com a linguagem em suas diversas situações, através das observações que são feitas, pois o domínio da mesma revela-se fundamental para que uma pessoa tenha acesso às demais áreas do conhecimento, inclusive à aquisição de um outro idioma.

O estágio contribui como instrumento de conhecimento adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Os dados de interação ajudam a acadêmico a se aproximar da realidade vivida pelo professor em sala de aula. Serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: dividido em fase de observação, visita, interação, regência, considerações finais e anexos que contém as atividades realizadas em sala de aula. Existe uma série de fatores que auxiliam no processo de aprendizagem, entre eles, leitura, produção de textos, filmes entre outros. É notório que uma sociedade alfabetizada capacite os alunos onde haja criação de textos autênticos e explore seus conhecimentos tanto de leitura e escrita valorizando seus conhecimentos e potenciais.

Percebe se que ensinar a Língua Portuguesa é tão prazeroso e os meios são diversos, podemos sim, fazer uso de vários métodos que fujam os tradicionais e fazer essa troca de conhecimento de forma agradável e prazerosa.

CARACTERIZÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A instituição escolhida para ser campo de estágio foi a Escola Estadual Professor Adventor Divino de Almeida, situada na Av. Júlio de Castilho. A missão desta unidade escolar é preparar cidadãos autônomos, assegurar uma educação de qualidade aos alunos fundamentada na transparência, solidariedade e respeito ao próximo, garantindo-lhes os direitos fundamentais para a construção de uma sociedade melhor. Tem como valores oportunizar condições para o desenvolvimento do conhecimento de qualidade, respeitando os costumes e direitos de cada cidadão. Proporcionar o desenvolvimento integral do educando, respeitando suas tradições, costume e cultura; cooperando com a sociedade.

A escola é dirigida pelo diretor Inivaldo Gisoato, o diretor trabalha de forma democrática, todas as decisões referente a instituição escolar, são discutidas conjuntamente com o conselho fundamental e ensino médio nos três turnos (matutino, vespertino e noturno).

O processo de ensino consiste em um ato abrangente; é um processo de compreensão, o qual envolve uma característica essencial e singular do homem: sua capacidade de interação com o outro pela mediação do aprendizado.

Hoje em dia, deparamos com uma difícil questão envolvendo a leitura nas escolas, pois a educação passa por uma fase de transição e enfrenta desafios. A sociedade contemporânea exige de seus educadores, constantes reflexões sobre a organização de seu trabalho didático.

Nas aulas de observação, pude perceber que de uma forma geral os alunos mostram comprometimento com a aprendizagem, as salas de aula possuem em média entre 30 à 40 alunos. Para que o professor possa atingir seu objetivo com a leitura e necessário que haja incentivo, oferecendo textos interessantes, um texto com a finalidade de estimular o habito da leitura.

OBSERVAÇAO E CO-PARTICIPAÇAO

No período de regência tivemos a oportunidade de trabalhar textos.

utilizamos um texto de cinema com um roteiro, foi falado sobre os textos verbais e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com