TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Estagio

Trabalho Universitário: Relatorio Do Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

2014

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado à Uniube de Uberaba, como parte das exigências de conclusão do Estágio Curricular Supervisionado da 5ª etapa do curso de Pedagogia do pólo de Cachoeiro de Itapemirim.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

2014

INTRODUÇÃO

O relatório feito vem mostrar um pouco da realidade vivenciada a partir da 2ª etapa de estágio curricular supervisionado, das histórias, das cantigas, brincadeiras, das experiências vividas, das entrevistas, das observações, da prática exercida junto com a docente, enfim, minha relação com o cotidiano da escola.

E ainda no relato sobre as experiências vivenciadas, foi que pude notar que o estágio curricular é um grande passo para nossa carreira profissional.

No relato que segue será possível encontrar também um pouco dos momentos de meu convívio na instituição, que novamente me aceitou como estagiária e muitos outros detalhes que demonstrará melhor o dia-a-dia da mesma.

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

A Escola Municipal de Ensino Básico Profª Thereza Valiatti Sartório, como já contextualizada na primeira etapa do estágio, agora venho falar um pouco de como é a instituição no seu interior, isto é, como são as salas de aula, como é o relacionamento dos alunos entre si e com a professora, qual foi a reação ao me receberem, dentre outros aspectos que também serão mostrados aqui.

Fui muito bem recebida pelos alunos e pela docente, e observei que os alunos sentam-se em cadeiras individuais, e as cadeiras e mesinhas são enfileiradas umas atrás das outras. A sala de aula é organizada e decorada com cartazes confeccionados pela professora e em sua maioria pelos próprios alunos. Na sala, não há muitos brinquedos, e os poucos que existem estão em um armário aberto, mas são utilizados somente em momentos solicitados. Desse modo vejo que os alunos aprendem a ter limites e respeitam regras, pois, existem horas para brincar, horas para fazerem tarefas. A maioria dos brinquedos são industrializados, as crianças fazem uso frequente.

A movimentação dos alunos pela sala é boa, eles têm liberdade para transitar, se levantam da sala para ir até a mesa dos amiguinhos e quando desejam ir ao banheiro ou beber água. O professor dá essa permissão sempre com naturalidade. Eles respeitam muito a professora e tem uma total liberdade para dirigir a palavra ela.

A professora tem uma grande relação com o conhecimento, uma vez que dissipa muito bem o ato de conhecer e aprender. É visível que ela se interessa por leituras, estudos e pesquisas. A professora sabe muito bem se expressar e se gesticular, e sabe transmitir isso a todos que a cercam. Mesmo sendo professora, antes de tudo ela é humana, e devido essa flexibilidade que exige a profissão, a docente as vezes demonstra ter dores na coluna vertebral, contudo não se pode duvidar o conhecimento abre caminhos para relações consigo mesmo e com os outros, e professora é muito espontânea, tem uma visão de mundo bem ampla e sabe transmitir todo esse saber.

A professora dirige-se aos alunos com carinho, mas se mantém firme nas horas precisas, e com isso consegue manejar muito bem sua aula, dando aos alunos limites, e devido a experiência na profissão a professora consegue controlar muito bem essas situações que nem sempre estão previstas em seu planejamento.

Os alunos se interessam muito e se envolvem com as atividades a serem feitas, a professora sabendo a dificuldade de alguns, vai até a mesa e os ajuda, e por vezes fala para que um dos alunos que já acabou que ajude aos coleguinhas que ainda não concluíram.

Foi possível perceber também que a professora valoriza muito os momentos de interação com as crianças, uma vez que abre espaços para todas contarem suas histórias, o que vivenciaram, portanto ela não se aprofunda em religião a ponto de determinar o que é certo ou errado, mas sim pergunta se as crianças foram a igreja durante o fim de semana, e explica que é importante, e assim vai explicando sobre os diversos aspectos.

ENTREVISTANDO A DOCENTE

Ao todo possui 19 anos de profissão como professora, gosta muito do trabalho que realiza, pois vê nas crianças uma pureza, e uma vontade de aprender muito grande, o desenvolvimento é esplendoroso, a cada dia é observável como o crescimento é grande , e ela considera isso muito gratificante.

A professora considera como vantagem a sinceridade e o desenvolvimento visível em cada criança, e como problema ela identificou a quebra da família que há atualmente, na verdade a desestruturação presente no lar.

A docente define os alunos como crianças capazes de aprender dia-a-dia, são sábios, muito carinhosos, parceiros, amigos, possuem sentimentos aflorados, gostam verdadeiramente, as famílias são participativas, prestativas e ativas no âmbito escolar.

A professora também incentiva e estimula muito seus alunos, o que geram bons comportamentos, no entanto quando há inadequações a professora é rígida.

ENTREVISTANDO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com