TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio L. Espanhola Ensino Médio

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio L. Espanhola Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 10

1- INTRODUÇÃO

O presente relatório descreverá as atividades realizadas durante o estágio supervisionado em Língua Espanhola no Colégio Estadual Professora Jeannette de Souza Coelho Mannarino localizado no bairro Campo Grande no Rio de Janeiro durante o período de 12/ 09/ 2013 a 31/ 10/ 2013 em três turmas do 2º ano do ensino médio, num total de 40 horas de estágio supervisionado e 20 horas de entrevista com a coordenadora da instituição.

A escola é ampla e está bem localizada no centro do bairro de Campo Grande. Funciona em três turnos: manhã, tarde e noite com turmas do ensino médio. O colégio é estruturado em: dois banheiros para os alunos, sendo um feminino e um masculino; Um banheiro para os funcionários; vinte e três salas de aulas; uma sala de professores; Uma biblioteca; Uma lanchonete particular; Secretaria; Sala da Direção; Um laboratório de informática; cozinha; uma quadra esportiva com arquibancadas e dois vestiários, feminino e masculino.

Os banheiros dos alunos estão em péssimo estado de conservação. As portas não fecham, os sanitários e o chão estão sempre sujos e as paredes estão pichadas.

As salas de aula são amplas, porém encontram-se em péssimo estado de conservação. Não possuem ar-condicionado e nem todos os ventiladores funcionam. As salas têm problemas de infiltrações que deixam-nas alagadas em dias de chuva. A iluminação também é precária, já que, algumas lâmpadas estão queimadas.

O laboratório de informática é constituído por 12 computadores novos, no entanto estão sujos e empoeirados, pois o laboratório permanece todo o tempo trancado e os alunos não têm acesso aos computadores para realizarem suas pesquisas. Alguns alunos desconhecem a existência desse laboratório.

O colégio não tem refeitório. Os discentes alimentam-se no pátio, onde foram colocadas algumas mesas.

Em síntese, o presente relatório de observação visa identificar como ocorre a relação entre escola/aluno e professor/aluno, a partir da concepção de que um necessita do outro, para que haja uma interação entre ambos, observando as limitações e condições sociais que podem interferir neste processo. Nas aulas de língua espanhola do colégio Jeannette de Souza Mannarinno, percebemos os níveis de diferenças culturais e sociais e quanto é grande a responsabilidade dos professores de observar e entender cada um de seus alunos, a partir da concepção de unidade.

Os objetivos do Estágio buscaram apresentar a relação existente entre o meio escolar e a comunidade como um todo. Apresentarei o que pude observar durante os dias que passei na escola/sala de aula; a postura dos alunos, da professora e a forma de participação destes nas minhas aulas/estágio.

O estágio é relevante na vida do aluno pois é nele que o discente aproxima-se do meio profissional que irá atuar, saindo da teoria para a prática. É nesse tempo que o aluno irá vivenciar um pouco da realidade do seu futuro como profissional.

2- RELATO PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO

Cheguei ao colégio no dia 12 de setembro de 2013 para dar início às atividades de estágio em Língua espanhola com uma professora muito agradável que me recebeu com muito carinho, me mostrou o colégio e me apresentou aos demais professores e funcionários. Esta professora é muito disciplinada e os alunos gostam muito dela. Sempre leva os textos xerocados para que as aulas possam ser mais eficazes, principalmente nas aulas de produção de texto. A primeira turma que conheci foi a 2010, uma turma bem legal, todos me receberam bem, alguns alunos me perguntaram porque eu iria ser professora e se não tinha uma profissão melhor para eu escolher, acho que essa atitude foi por causa da greve dos professores que estava acontecendo, outros já diziam que a profissão de professor é muito bonita, inclusive uma aluna me fez muitas perguntas sobre a Feuc porque disse que quer ser professora também (de geografia). Nesse dia a aula foi sobre a biografia de Evita Perón.

Foi dado aos alunos da turma 2010 um texto devidamente em espanhol contendo partes da biografia de Eva Perón. A professora Priscila leu o texto para os alunos e explicava para os discentes as palavras que não entendiam. Depois ela passou uns exercícios de interpretação, a maioria da turma participou da aula com entusiasmo, mas no fundo da sala havia alguns que falavam muito e brincavam o tempo todo, era preciso que a professora pedisse que falassem baixo para continuar a aula, mas percebi que todos gostam muito dela e atendem quando pede algo a eles. O mesmo texto foi passado para as turmas 2011 e 2012. Das três turmas a que me pareceu melhor de trabalhar foi a 2012, a turma é bem legal e tem uma participação ativa e colaboram mais para bom andamento da aula. Mas no geral as aulas foram parecidas.

No dia 19 de setembro, meu segundo dia de estágio, as aulas foram sobre gênero do substantivo. Neste dia percebi uma diferença na participação da aula, os alunos não gostam de aulas só de gramática, na verdade pareceu ser mais difícil para eles aprender a gramática de um idioma que a maioria deles não sabe falar, mas a professora sempre conseguia repassar bem os conteúdos para as turmas. Escrevi no quadro, com a permissão da professora, uma pequena introdução contendo explicações sobre as diferenças entre o substantivo masculino e o feminino deixando algumas lacunas para serem preenchidas na hora da explicação. A professora durante a explicação pedia aos alunos que completassem oralmente as lacunas deixadas em branco anteriormente, os alunos faziam muita confusão e davam respostas como: cabala, para o feminino de caballo, quando na verdade o correto é égua, quase igual ao português. Depois da explicação os alunos copiaram uns exercícios sobre o tema, vi que poucos estavam fazendo, os demais esperavam a correção.

Depois fomos para a turma 2011, esta estava muito agitada, os alunos falavam e gritavam muito neste dia. Mas aos poucos os ânimos foram se acalmando e a aula foi dada sem mais problemas. Na turma 2012 não houve nenhum contratempo e os conteúdos foram dados com êxito. A explicação e os exercícios são sempre iguais por se tratar de três turmas do 2º ano do ensino médio.

No dia 26 de setembro os alunos faziam prova do SAERJ. Todos faziam as provas e iam embora conforme terminavam. Nada me chamou a atenção pois o dia foi bem tranquilo. Os alunos não questionavam nem perguntavam muita coisa à professora. E eu me sentia cada vez mais empolgada a profissão que escolhi.

As aulas de espanhol são sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com