TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Gêneros no Nível Elementar: Levantamento em Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de um Município do Rio Grande do Sul

Relatório de pesquisa: O Ensino de Gêneros no Nível Elementar: Levantamento em Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de um Município do Rio Grande do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.502 Palavras (19 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CURSO DE LETRAS

PROJETO DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Título: O Ensino de Gêneros no Nível Elementar: Levantamento em Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de um Município do Rio Grande do Sul 

Autor: Fernanda Pereira da Silva

Orientador: Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral

Introdução e Justificativa

A noção de gênero tornou-se objeto de interesse e pesquisa no contexto escolar e acadêmico, hoje exigência nacional no ensino de língua materna. Assim, o estudo dos gêneros de um modo geral, a descrição de gêneros, a discussão e a proposição de projetos pedagógicos para o ensino da leitura e da produção textual ancorados nos gêneros têm aflorado, mas poucas pesquisas partem das dificuldades de ensino e de experiências específicas de ensino em contextos específicos, que busquem articular uma proposta que explore melhor esse conceito em sua formulação pelo Círculo de Bakhtin com vistas às necessidades de alunos dos níveis Elementar. No Brasil e em outros países, as concepções teóricas de Bakhtin têm sido retomadas e citadas por muitas dessas pesquisas, mas, muitas vezes, com efeitos de interpretação e apropriação diversos porque o conceito de gênero de Bakhtin, ao contrário de várias propostas em circulação, abrange de maneira integrada os aspectos textuais, discursivos e genéricos da produção de linguagem, e vincula o texto ao gênero mediante o discurso, o que envolve, mais do que formas textuais, uma relação situada entre interlocutores social, histórica e intersubjetivamente constituído.

No projeto desenvolvido por Sobral (2012), o objetivo é pesquisar e resgatar o conceito de gênero discursivo ”da redução a que foi condenado” (cf. Sobral 2006; 2009) e também algumas questões teóricas e metodológicas na análise dos gêneros do discurso a partir das concepções teóricas de Bakhtin, entendendo-se gênero como prática social de produção de sentidos que integra, por meio das relações enunciativas que estabelece, no âmbito de esferas de atividade, o textual ao contextual.

Diante das problemáticas imbricadas nas práticas de linguagem em sala de aula, mais precisamente na prática de produção textual, este projeto apresenta uma pesquisa acerca da maneira como a teoria dos gêneros tem sido interpretada nas escolas e usada na prática de ensino. Inicialmente são apresentados aqui, brevemente, os conceitos teóricos que embasam esta pesquisa, a saber: um panorama acerca da concepção de produção textual e da noção de gêneros do discurso segundo Sobral e Bakhtin. Na sequência, é apresentado o percurso metodológico, seguido dos objetivos da pesquisa, a partir do objeto que a pesquisa vai explorar, mediante um questionário aplicado aos professores quanto aos aspectos positivos e dificuldades trazidos pela determinação dos PCNs de trabalhar com gêneros, pensando em metodologias de ensino que facilitem o trabalho com gêneros no nível Elementar.

Salienta-se que esta pesquisa tem como uma de suas bases os PCNs de LP, que surgem em 1997, constituindo-se em documento oficial de ensino e trazendo consigo a característica de ser um norte à prática docente, até então delineada pelos materiais didáticos no ensino fundamental. Esse novo direcionamento foi positivo em face à necessidade de tal documento. Os PCNs priorizam as práticas de leitura, práticas de produção textual e práticas de análise linguística; mais que priorizar, os PCNs conferem a esses três eixos o estatuto de conteúdo a ser ensinado nas aulas de LP.

O objetivo deste projeto de pesquisa é assim mostrar alguns indícios que apontem para a percepção que se tem, no âmbito escolar, sobre o trabalho com os gêneros. A partir da análise que será feita, iremos procurar as vezes que a teoria dos gêneros do discurso terá sido interpretada como uma categoria de textos, priorizando aspectos formais e estruturais do texto. A investigação dos gêneros a partir da teoria bakhtiniana toma o caminho metodológico proposto por Bakhtin como princípio norteador da pesquisa. Por exemplo, na descrição interpretativa do gênero resenha científica, o primeiro passo de pesquisa é analisar o papel da esfera da comunicação científica no conjunto da vida social. O segundo é analisar a situação de interação desse gênero: qual o autor previsto, qual a concepção de interlocutor, qual a sua finalidade ideológico-discursiva, como se dá a sua orientação para o seu objeto do discurso; qual o seu acento de valor? Esses aspectos englobam a análise da dimensão social do gênero. O terceiro passo, articulado aos anteriores, é buscar ver o modo de funcionamento do gênero na sua dimensão verbal. Aquilo que é a regularidade do gênero nessa dimensão, que pode ser mais menos estável e “visível”, vai se construindo durante a análise.

.

Objetivos

Os objetivos do projeto são primeiramente verificar se e como professores de língua materna do Ensino Elementar de escolas privadas e escolas públicas municipais e estaduais de um município do sul do estado do Rio Grande do Sul trabalham com gêneros em suas aulas. Em segundo lugar, propor uma metodologia de ensino de gêneros sem modelização tanto para a formação de profissionais de letras numa universidade privada do sul do estado do Rio Grande do Sul como para a formação continuada de professores de língua materna do Ensino Elementar de escolas privadas e escolas públicas municipais e estaduais de um município do sul do estado do Rio Grande do Sul. Neste caso, o trabalho vai partir das condições e necessidades das escolas e professores pesquisados, com a contribuição dos princípios teóricos, mas com a participação de todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com