TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química

Casos: Relatório De Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

Instituto Federal de Minas Gerais

Campus: Ouro Preto

Determinação do teor de ácido acético no vinagre.

Bruno Moreira da Silva

Síntia Rodrigues Moreira

Ouro Preto – Minas Gerais

Setembro/2013

Instituto Federal de Minas Gerais

Campus: Ouro Preto

Determinação do teor de ácido acético no vinagre.

Trabalho apresentado ao professor Alair Fernandes Coimbra como parte das exigências da disciplina Química 2 pelos discentes e Bruno Moreira da Silva e Síntia Rodrigues Moreira, do segundo ano do curso de Automação Industrial, turma D2IAUT2.

Ouro Preto – Minas Gerais

Setembro/201

2.1- Índice:

2.1- Índice

3.1- Introdução

4.1- Objetivos

5.1- Relatório

6.1- Conclusão

7.1- Referências Bibliográficas

3.1- Introdução:

Este relatório corresponde à aula prática do dia 20 de Setembro de 2013, realizada no laboratório de Química do Instituto Federal de Minas Gerais.

O ácido acético, também designado de ácido etanoico, é um ácido mono_carboxílico alifático, de fórmula CH3COOH. Apresenta um odor picante e é

ácido em solução. O ácido acético é miscível com a água em todas as proporções, é incolor, cristaliza a 16,59 ºC como ácido acéticoglacial anidro que é corrosivo.

O ácido acético, principal constituinte do vinagre, é um acido fraco sua concentração pode ser determinada através de titulação com uma base forte, usando a fenolftaleína como indicador.

4.1- Objetivos:

O objetivo da aula prática foi determinar a quantidade de acido acético presente numa amostra de vinagre.

5.1- Relatório:

Material Utilizado:

Erlenmeyer

Bureta

Suporte Universal com Garra

Pipeta

Pera

Pisseta

Água destilada

Hidróxido de Sódio

Vinagre Branco

Fenolftaleína

Descrição do procedimento:

1ª Parte:Realizando uma titulação de base Forte com ácido forte.

1) Na bureta foi adicionamos uma solução de H₂SO₄ (ácido sulfúrico) de concentração 0,10 mol/L de maneira que o nível dessa solução coincidisse com o seu zero.

2)Com o auxilio de uma pipeta foi medido 20 ml NaOH( hidróxido de sódio) que foi transferido para um Erlenmeyer e em seguida foi adicionado algumas gotas de solução alcoólica de fenolftaleína, que atuou como indicador, foi adicionado também uma barra magnética.O Erlenmeyer foi colocado sobre o agitador e a Bureta foi posicionada corretamente para dar inicio a titulação.Conforme a figura abaixo.

Montagem do Procedimento. (Figura 1)

3) Após a montagem deu-se inicio a titulação ligando o agitador e abrindo a torneira da bureta para que o gotejamento ocorresse.

4)A solução do erlenmeyer perdeu sua coloração avermelhada e passou para incolor, mostrando que o hidróxido de sódio reagiu completamente o ácido sulfúrico.Nesse momento foi interrompido imediatamente o gotejamento de ácido sulfúrico. A medida que o ácido sulfúrico foi adicionado ao erlenmeyer o hidróxido de sódio foi consumido, ocorrendo assim a neutralização da base pelo acido.

5) Chegando ao fim da titulação foi medido o volume de ácido sulfúrico gasta para que todo o hidróxido de sódio fosse consumido.Assim foi possível calcular a concentração da solução problema de hidróxido de sódio.

Esquema do processo da titulação do hidróxido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com