TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha livro Dom Casmurro

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 2

Dom Casmurro

Bentinho, chamado de Dom Casmurro, morava com sua mãe e alguns parentes na cidade de Mata – Cavalos. Quando criança, Bentinho era muito protegido por sua mãe, que fez uma promessa antes de seu nascimento: Se nascer um menino saudável seria padre. A mãe, que já havia perdido um filho, prometera que, se o segundo filho nascesse "varão", ela faria dele padre.

Mas Bentinho e se apaixonara por Capitu, uma menina adorável e encantadora aos olhos do rapaz. Começa um relacionamento, uma paixão inocente e recíproca, e mesmo com o seminário, eles prometem que se casarão um com outro.

Bentinho parte para o seminário, onde conhece Ezequiel de Souza Escobar, que se torna seu melhor amigo. Bentinho saí do seminário e vai estudar direito no Largo de São Francisco, em São Paulo. Quando conclui os estudos, torna-se o Doutor Bento de Albuquerque Santiago e casa-se com Capitu. Escobar também saiu do seminário e casa-se com Sancha, amiga de Capitu. Os casais passam a conviver intensamente. Mas o que Bentinho e Capitu mais queria, era um filho, que não conseguiam ter. Era muito sofrido para o casal querer aquela criança que não vinha. Demorou, mas Capitu engravidou. Nasce Ezequiel, que levou esse nome em homenagem ao amigo. O relacionamento entre Bento e Escobar se tornou mais forte nessa época, e tempos depois Escobar veio a falecer. Escobar morre afogado. No meio de tantas lágrimas no enterro de seu melhor amigo, Bento percebe o olhar apaixonado de sua esposa ao defunto, feito uma viúva. Isso fez com que ele se enchesse de desconfianças, que pioraram com o passar do tempo: seu filho, Ezequiel ia se tornando cada vez mais parecido com seu falecido amigo. Aparência, gestos, voz... era um verdadeiro retrato de Escobar. Assim, Bento viveu o tormento da dúvida. Ele sentia repulsa ao menino. Capitu questiona o comportamento do marido, e depois de uma conversa

o casal decide separar-se.

Bento arruma uma viagem para a Europa com o intuito de encobrir a nova situação, não queria conversa da vizinhança. Ele retorna sozinho ao Brasil e se torna, pouco a pouco, o amargo e solitário Dom Casmurro. Dom por ser

nobre, e o Casmurro porque o povo o achava um homem calado e metido. Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com o pai, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifoide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém. Triste fim para todos.

Será que Capitu traiu Bento? Será que Escobar, seu admirável amigo, tivera a audácia de traí-lo? Se houve um relacionamento entre Escobar e Capitu, apenas era para poder dar um filho para Bento, afinal eles sofriam com a falta da criança. Pai pode ser aquele que cria e não aquele que faz, mas a semelhança entre o filho e o amigo é inaceitável para Dom Casmurro.

Referencia:

ASSIS, M. Dom casmurro. 2º edição. Moderna editora, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com