TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Misericordia Ibiá

Trabalho Escolar: Rio Misericordia Ibiá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 3

O Rio Misericórdia corta a cidade de Ibiá, sendo ele um dos rios mais conhecidos entre os ibiaenses, dentro da cidade localiza-se quatro pontes sobre este rio. Uma no centro da cidade que liga os bairros São Dimas, São João e Niterói aos outros bairros da cidade, uma na fabrica da DPA/NESTLÉ, uma na Rua: trinta e quatro e a outra é uma ponte com linha férrea, onde transita as máquinas da FCA. (Ferrovia Centro Atlantica).

O Rio Misericórdia é um rio extenso e com grande volume de água. Uma parte do rio não é poluída próxima ao bairro São João, mas próximo ao centro da cidade o esgoto doméstico é lançado diariamente nele, além de lixo como: pneus, garrafas pets, latas, etc que a própria população joga. Em alguns trechos ainda pode se vê bastante mata ciliar, em alguns já ocorre desmatamento. Não existe nenhuma campanha ou proposta de recuperação do rio por parte da Prefeitura Municipal.

O único Projeto de recuperação do rio é realizado pela Empresa DPA/Nestlé , em convênio com a CEMIG com participação da Secretaria do Meio Ambiente Municipal, Escola Municipais e as Policiais militares da 5ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito. Neste projeto são realizadas as solturas de 1.000 peixes das espécies nativas características do local e o plantio de mudas de árvores de espécies nativa da flora brasileira nas margens do Rio Misericórdia. Durante a programação, os militares enfatizam a importância da conscientização dos alunos sobre a preservação da fauna ictiológica e do meio ambiente como um todo.

O principal fator de recuperação do Rio Misericórdia é construção de uma estação de tratamento de esgoto. Existe a indicação de construção de ETE’s que é um sistema de tratamento de esgoto. “ Os ETE’s tratam o esgoto no local onde é gerado e o transforma em água tratada e desinfetada, que pode ser devolvida sem risco ao meio ambiente ou reaproveitada, economizando água potável para fins mais nobres.”

Outra proposta é conscientizar a população de que o Rio é realmente poluído, pois grande parte da população não acredita que o esgoto da cidade vai parar no rio. Mobilizar a população em prol da necessidade de construção da Estação de Tratamento de Esgoto junto as autoridades cabíveis e da importância de não jogar lixo e nem desmatar as margens do rio.

Nas escolas além do Peixamento que os alunos já participam, podemos criar campanhas de orientação da população sobre a importância da água e do meio ambiente para vida. Não jogar lixo no rio e sim recolher o lixo e colocá-lo para que o caminhão do lixo recolha, pois a coleta de lixo é realizada diariamente. Evitar a derrubada das matas para construção de casas em sítios e fazendas para facilitar acesso ao local para pesca de peixes. Convidar os pescadores da cidade “com o uso de canoa” para ajudar a retirar o lixo encontrado as margens e dentro do rio pelo menos uma vez a cada trimestre do ano. O plantio de árvores da mata ciliar próximo ao rio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com