TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo

Exames: Romantismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no excerto a seguir de Bosi (2003), reflita e responda: em linhas gerais, o que

distingue o Realismo da estética anterior, o Romantismo?

No plano da invenção ficcional e poética, o primeiro reflexo sensível é a descida de tom no modo de o escritor relacionar-se com a matéria de sua obra. O liame que se estabelecia entre o autor romântico e o mundo estava afetado de uma série de mitos idealizantes: a natureza-mãe, a natureza-refúgio, o amor-fatalidade, a mulher-diva, o herói-prometeu, sem falar na aura que cingia alguns ídolos como a ‘Nação’, a ‘Pátria’, a ‘Tradição’, etc. O romântico não teme as demasias do sentimento nem os riscos da ênfase patriótica; nem falseia de propósito a realidade, como anacronicamente se poderia hoje inferir: é a sua forma mental que está saturada de projeções e identificações violentas, resultando-lhe natural a mitização dos temas que escolhe. Ora, é esse complexo ideo-afetivo que vai cedendo a um processo de crítica na literatura dita ‘realista’. Há um esforço, por parte do escritor anti-romântico, de acercar-se impessoalmente dos objetos, das pessoas. E uma sede de objetividade que responde aos métodos científicos cada vez mais exatos nas últimas décadas do século [XIX] (BOSI, 2003, p. 167).

R: No Realismo é como o romantismo um estilo de oposição cultural. Ele expressa um desacordo profundo entre literatura e sociedade, entre as letras e a civilização, captando pela arte a enfermidade da cultura – o “mal-estar da civilização”. O realismo olha o futuro e tem fé na ciência e no progresso tem linguagem desafetada, corrente e equilibrada com aperfeiçoamento da forma.

No Romantismo toma uma forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo, recorda o passado e, de preferência, a Idade Média. Linguagem declamatória, afetiva e espontânea com reticências, exclamações, interrogações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com