TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo na Literatura Brasileira

Por:   •  3/5/2022  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL – UFC VIRTUAL

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS

DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I

PROFESSOR-TUTOR: ELAINE MEIRELES DE OLIVEIRA

DUPLA: CARLIANE PEREIRA RUFINO E ISABEL LARISSA BAIA ROCHA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO DATA: 18/11/2021

Imagine que você vai escrever um capítulo introdutório ao Romantismo na literatura brasileira, e seu texto vai começar com uma referência ao famoso prefácio de Magalhães. Você deverá redigir uma paráfrase do texto, entre 250 e 300 palavras, comentando a maneira como Gonçalves de Magalhães aborda cada um dos seguintes tópicos em seu prefácio-manifesto:

  • religião;
  • patriotismo;
  • individualismo;
  • história;
  • liberdade de expressão.

Disponibilize seu texto em seu portfólio.

O Romantismo teve a sua importância para literatura brasileira, tendo como referência o popular o prefácio de Magalhães, uma obra bastante romântica pois abordava temas como o nacionalismo, o individualismo, o patriotismo, o sentimentalismo, a natureza e também a infância. Segundo o autor, ao se tratar de religião ele é bem claro e seguidor, a religião é vista como essencial, sendo que ele mostra para o leitor que: “O poeta sem religião e sem moral, é como o veneno derramado na fonte”.

O livro unia a poesia, a saudade, a natureza, a arte e a experiência. É visto o seu apreço pelo patriotismo unificando a esperança em Deus para o futuro da nação. No decorrer da história é observada uma experiência de vida e uma poesia que vem de dentro, partindo da imaginação do autor, baseando na naturalidade e interpretação do poeta, ou seja, algo relacionado ao individualismo de si próprio quando ele diz: “Sim, esta voz do peito meu se exala! Esta voz é minha alma que se espraia, é minha alma que geme, e que murmura, como um órgão no templo solitário;” são sentimentos vindo dele mesmo, do coração.

Quando se trata de liberdade de expressão, o autor buscar expressar através da sua linguagem ser o mais natural, passando algo verdadeiro, o poeta precisa estar livre e procurar se basear em poesias vindas de dentro, ou seja, da alma e do coração. Usualmente quem já sofreu, já sentiu algo bem profundo, algo vindo interiormente para fora consegue entender essas histórias que o poeta transmite, essas experiências de vida que são vistas no decorrer da história.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/suspiros-poeticos-e-saudades--0/html/ffcf7640-82b1-11df-acc7-002185ce6064_3.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (350.8 Kb)   docx (281 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com