TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabendo como jogar

Resenha: Sabendo como jogar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecendo o brincar

É fundamental acreditar que as crianças são capazes , sabem o que querem , selecionam os objetos de seu interesse e têm seus modos de manipulá – los . No brincar , não há certo nem errado : experimentar várias vezes , tentar de novo, sem a cobrança de resultados . A professora que não sabe que os bebês têm saberes não oferece desafios e , num círculo vicioso , impede a descoberta de novas situações . É como se , desde cedo a professora marcasse os bebês como rótulo de incompetência , antecipando seus fracassos .

O bebê quando envolvida na exploração de qualquer objeto ou brinquedo , a criança se esforça , presta atenção e se empenha no que está fazendo , mostra sua concentração e perseverança para encaixar ou encher e esvaziar . O brincar é sempre prazeroso , mas pode criar tensão , quando o bebê está empenhada em fazer algo que não consegue , por ser complexo demais , especialmente se tiver alguma modalidade de deficiência ou dificuldades de aprendizagem . Se não houver suporte afetivo , poderá ocorrer sensação de fracasso , o que paralisa a ação . Brinquedos simples , mais atrativos , são as melhores escolhas para que o envolvimento no brincar seja criativo .

Citaremos agora algumas brincadeiras para que os bebês possam desenvolver o ato de rolar , engatinhar tirar e pôr , vezes sem contar , entre outros .

Tapetes sensoriais : tapetes sensoriais contendo argolas para puxar , objetos que fazem sons , tecidos com diferentes texturas e cores , aberturas para fechar e abrir com zíper ou material adesivo são desafiadores para os bebês . Taís recursos podem ser construídos pelas próprias professoras ou com a colaboração das mães . Oficinas de produção de brinquedos para bebês e crianças envolvem os pais e eles aprendem a importância de tais recursos para educar seus filhos .

Brinquedos de encaixar : brinquedos de encaixar que formam torres , carros feitos com blocos para montar e depois serem derrubados , são oferecidos aos bebês que já se sentam com firmeza . Típicos brinquedos de desafio e lógica propiciam atividades de grande concentração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com