TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA PARA JOGAR NA INTERACÇÃO DA CRIANÇA

Tese: IMPORTÂNCIA PARA JOGAR NA INTERACÇÃO DA CRIANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INTERAÇÃO INFANTIL

Objetivo

Fazer com que a criança entre a faixa etária de 4 e 5 anos sejam capazes de expressar-se com gestos e ritmo corporal, ela começa a adquirir um controle maior do seu corpo usando dinâmicas com as de força, velocidade, flexibilidade, sabendo até onde vai seu limite.

Ainda pode ser capaz de manusear diferentes tipos de objetos para melhorar lançamento e encaixes, nesta fase inicia a aceitação de regras e a atenção.

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS

A inserção da criança na instituição da Educação Infantil representa uma das oportunidades dela ampliar os seus conhecimentos na sua nova fase de vida, ela vivência aprendizagens inéditas que passam a compor seu universo, que envolve uma diversidade de relações e de atitudes, maneiras alternativas de comunicação entre as pessoas, o estabelecimento de regras e de limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transmitidos a ela.

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores, por uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo tem como estratégia de ensino e de aprendizagem em as sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico. Proporcionando a vivencia de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidade. A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, a ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

De essa forma o jogar e o brincar, na educação infantil, devem ser visto educador e deve privilegiar o ensino dos conteúdos na realidade, tendo o brincar um lugar de destaque no planejamento pedagógico. Utilizar jogos de quebra cabeça, de sequência lógica de palitos, de bolinhas de papel de trilha de números, de figuras geométricas, de bingo, e outras brincadeiras como coelhinho sai da toca, brincadeiras livres faz de conta para desenvolver os conceitos de número, contagem lateralidade, noções de espaço dentre outros.

É evidente que todos os jogos e brincadeiras descritos, independente de serem com objetivos específicos ou apenas jogos faz-de-conta, todos apresentaram pontos positivos e negativos, assim como qualquer trabalho que se venha a ser desenvolvido de forma coletiva, pois, atingir um grupo homogêneo é um desafio para o profissional da educação.

Objetivos

Divertir-se com o jogo da memória

Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas.

Conhecer as regras do jogo da memória

Material necessário

Pares de cartões com fotos das crianças da turma, tamanho mínimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com