TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semantica

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Levando-se em conta o que foi lido, o termo significado tem a importância muito mais ampla no nosso dia a dia do que na Lingüística. Então temos que ter clareza sobre o termo para entendemos a semântica. No texto, o autor dá como exemplo o significado da vida. Mais não pode ser semântica. Pois não é possível dá o significado da vida  e nem de outra coisa do mundo, porque ela explica só um tipo de fenômeno, que é o significado que trazemos de berço. Mais não podemos deixar de dizer que mesmo não sendo  semântica, não pode deixar de dá o significado da palavra vida. Que encontramos em dicionários.

Ao longo do texto o autor mostra outros exemplos muito interessante. Ele dá como exemplo a atitude de João. Ele sai rapidamente para a sala do seu chefe, Maria fica se perguntando o que houve pra ele ter uma atitude assim tão estranha. E mais uma vez não é semântica. Porque trata-se apenas de um ato. Mais logo após esse exemplo o autor mostra um que deixa bem claro o que é significado. Quando Maria pergunta o que é (leiaute).  Agora sim pode se dizer que é semântica, pois Maria se pergunta o que é leiaute e a resposta deve esclarecer em outras palavras dando o significado da palavra. Dando a Maria algo novo sobre a língua .

Assim, uma primeira distinção a ser traçada, no vasto domínio do termo significado, separa o significado linguístico, que é aquele veiculado pelas línguas naturais, e o significado não-linguístico, que compreende o significado que atribuímos a objetos (ou fatos) no mundo e a símbolos que não são parte das línguas naturais.

O autor usa outro exemplo bacana com a imagem. Os arquitetos ligam a imagem com o significado. Mais está errado pois ele não se refere ao significado lingüístico e sim ao significado de um símbolo.  E ao longo do texto ele expõe outros exemplos que  novamente não dão o significado lingüístico pois se comparam com fenômenos do mundo.

O significado Lingüístico não basta separar o significado linguístico do significado não-linguístico para delimitar o campo da Semântica, porque o estudo do significado linguístico transborda as margens do que fazem os semanticistas, as margens da semântica, ocupando também a pauta das ciências cognitivas e, em particular, da Pragmática. E como exemplo ele usa o da Maria e sua empregada, que ela diz que está chovendo e ao mesmo tempo Joana diz que já vai pegar a roupa. Então ela não precisou pedir pra tirar. Então Joana entendeu o que não foi dito diretamente. Esse significado é também linguístico, porque ele depende do que foi dito na situação, mas ele não é propriamente semântico.

A semântica na literatura estuda o que está fora do contexto. A forma mais segura de separar a semântica da pragmática é através da intenção do falante. A pragmática tenta reconstruir a intenção do falante. Já a semântica tem o objetivo de reconstruir o sentido da sentença . As duas tratam do contexto. Mas com finalidades diferentes.

Na noção do significado o Matemático Gottlob Frege diz que é preciso distinguir facetas no conceito de significado, pois se não separamos esses aspectos não entendemos as razões das sentenças. No decorrer do texto também fala sobre o Frege , que ele teve grandes idéias, que foi o pai da semântica formal. A teoria de Frege diz que o significado de uma expressão é o objeto do mundo. Então a solução de todos os exemplos como : A da estrela e do João é distinguir o termo significado.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com