TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contributo Da Semântica No Perfil Do Estudante/professor De Português

Dissertações: O Contributo Da Semântica No Perfil Do Estudante/professor De Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 13

Objectivo

Este trabalho objectiva falar sobre os transtornos da sexualidade bem como os seus pressupostos.

Assim, far-se-á uma abordagem de que os transtornos ou disfunções sexuais são caracterizados por uma perturbação nos processos que caracterizam o ciclo de resposta sexual ou por dor associada com o intercurso sexual.

1. Introdução

O transtorno da sexualidade refere-se à dificuldade sentida por uma pessoa ou casal durante qualquer estágio da actividade sexual, incluindo desejo, excitação ou orgasmo.

Distúrbios sexuais são usualmente diagnosticados quando são parte importante das alterações da sexualidade de um indivíduo. Podem existir por toda a vida, ser adquiridos devido a experiências de vida ou a patologias clínicas e/ou psiquiátricas.

Dificuldades de relacionamento podem levar ao aparecimento de patologias da sexualidade humana e vice-versa. Essas dificuldades podem ou não desencadear ansiedade na pessoa afectada, dependendo do quadro clínico e da visão que a pessoa possui sobre a importância de sexo em sua vida.

As alterações da função sexual continuam sendo altamente prevalentes e causadoras de sofrimento. É comum que estas alterações sejam escondidas com muito conflito pela pessoa acometida, ocasionando solidão, ansiedade e sintomas de depressão.

2. Transtornos da sexualidade

A sexualidade humana é única entre os seres vivos. No entanto cada individuo tem suas próprias características. Nós humanos temos muito em comum nesta esfera e no entanto não há nada mais pessoal. Está em nossas mãos e ao mesmo tempo somos regidos por forças maiores que nós. Um bom exemplo disto é o homossexualismo. Esta claro que não se escolhe a orientação sexual. Quem tem homossexualidade nasce com ela. O que se escolhe é a expressão desta tendência. Por exemplo, por razões religiosas o individuo pode escolher não actuar sua homossexualidade. Ainda sim estamos diante de uma sexualidade normal.

Sexualidade envolve o desejo, a preparação e o cuidado do corpo e da mente, a cultura de nosso meio e de nossos pais, a atracção física, a admiração, a idade, enfim, tudo o que envolve a escolha de nosso parceiro. Também fazem parte da sexualidade as palavras ditas e ouvidas, o olhar, o cheiro, o toque, o ambiente, “o clima”. Por fim, o prazer, seja com a penetração, a masturbação e tantas outras formas de auto e hetero-estimulação, até o orgasmo e o relaxamento. A sexualidade normal não deveria ser acompanhada de culpa, ansiedade ou compulsão.

A masturbação em geral é um precursor normal na criança e no adolescente da a maturidade sexual do adulto. Não há actividade sexual mais discutida, condenada e universalmente praticada. Quase todos os homens e 75% das mulheres a praticam. Portanto é sexualidade normal, excepto quando foge do controle do individuo que não consegue adaptá-la às situações sociais e apresenta perda de desempenho em suas actividades.

Sexualidade Anormal – qualquer dos transtornos que vamos descrever a seguir podem acontecer isoladamente ou com outros transtornos.

Transtorno do desejo sexual – Pode acontecer com homens e mulheres, caracterizando-se por diminuição ou ausência de desejo sexual, além de aversão e fuga do contacto sexual.

Transtorno da excitação sexual – Na mulher é muito comum, muito relacionado à culpa, ansiedade e medo. No homem, também conhecido como transtorno de erecção, impotência ou disfunção eréctil, as causas podem ser orgânicas, psicológicas ou mistas. Em homens jovens e de meia-idade são mais de natureza psicológica.

Em homens que têm boa erecção ao se masturbar, pela manhã ou eventualmente com outras parceiras que não a habitual, as causas orgânicas estão praticamente descartadas. Portanto, exames caros podem ser evitados.

Também acontecem transtornos erécteis pelo uso de certos medicamentos e drogas.

Transtornos do orgasmo – A anorgasmia é o retardo ou a inibição frequente do orgasmo seja durante o coito ou a masturbação. Numerosas são as causas, e o mais comum em mulheres são medo exacerbado de gravidez, da rejeição do corpo, de danos à vagina, além de culpa e hostilidade dirigida ao parceiro. No homem a anorgasmia ocorre por perda da atracção sexual pela parceira, pressões quanto ao seu desempenho sexual, ejaculação retardada - esta muito comum com o uso de certos medicamentos. Pode acontecer também por razões psicológicas, depressão, ansiedade, déficit de atenção. As mulheres também tem retardo ou inibição do orgasmo por efeito colateral de certos medicamentos.

O termo ejaculação precoce é usado no caso do homem quando este atinge o orgasmo muito antes do tempo desejado, impedindo um prazer maior do casal. Preocupações com o desempenho, ansiedade, medo da parceira são as principais causas deste problema.

Transtornos sexuais dolorosos – Dispareunia é a dor genital durante ou após o ato sexual sem uma causa física. Muito mais comum em mulheres mas pode ocorrer em homens, em geral associada a tensão, medo, abuso ou estupro. A dor não é fingida, é real e o ato sexual é desagradável ou insuportável.

Vaginismo é a contracção involuntário a vagina interferindo na penetração e no ato sexual.

2.1 Expressões anormais da sexualidade (parafilias)

Estes comportamentos podem variar da quase normalidade até um comportamento destrutivo para a comunidade que vive o doente. São as mais importantes:

Exibicionismo – Gostar de se exibir-se para o parceiro é normal e parte do ritual sexual. Mas o impulso recorrente, em geral no homem, de expor os genitais a um estranho ou pessoa desavisada, em geral mulher, caracteriza o transtorno sexual exibicionista.

Fetichismo – O uso de objectos como sapatos, luvas, roupas, meias é muito comum como parte da vida sexual normal de muitas pessoas. Mas quando uma pessoa se interessa mais por um objecto em si do que pelo parceiro e não consegue obter prazer sem o uso de tais objectos, ele apresenta um transtorno sexual fetichista.

Frotteurismo – Quando o namorado esfrega o pénis contra as nádegas da namorada vestida durante um “amasso”, isto faz parte, é normal. Mas se o individuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com