TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simple present tense

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: 1° Pedagogia – Criatividade e Inovação em Educação

Aluno:

Unidade: 1

Atividade

  1. Marque V ou F:
  1. (   ) A inovação é entendida como fazer algo novo ou renovar algo, o que pode, muitas vezes, confundir com o conceito de criatividade.
  2. (   ) A inovação, portanto, aparece como um termo bastante utilizado nas organizações para enfatizar a comercialização de um novo produto.
  3. (   ) O conceito de inovação aparece, quase sempre, ligado ao processo de transformar ideias em algo útil e que tenha valor econômico.
  4. (   ) É importante também destacar que a inovação pode surgir devido à descoberta de uma nova possibilidade dos arranjos produtivos locais  ou sociais de mercado.
  5. (   ) O termo “inovação” está sempre ligado à inserção, implementação ou desenvolvimento de uma ideia, produto ou serviço, com o propósito de utilidade, em diferentes tipos de ambientes organizacionais, ou na sociedade como um todo.

  1. Assinale a alternativa correta:

1) O nível de desenvolvimento político, social e econômico de uma cultura tem, sem dúvida, um grande impacto sobre o surgimento e florescimento de inovações. Fatos conhecidos existem na nossa história que documentam bem este fenômeno, quando grandes talentos criativos, como Einstein e Freud, emigraram dos seus países para os Estados Unidos e Londres porque o momento político vivido pela segunda guerra não lhes permitia mais o desenvolvimento de seus trabalhos criativos. Um fato bastante conhecido e discutido nos meios políticos e científicos, tanto nacionais quanto internacionais, é a “fuga de cérebros” (brain drain).

  1. (   ) Esta fuga ocorre quando os indivíduos criativos saem do seu país para outro buscando maiores possibilidades de investir seus talentos e desenvolver suas ideias inovadoras.
  2. (   ) Esta fuga ocorre quando os indivíduos criativos saem do seu país para outro buscando menores possibilidades de investir seus talentos e desenvolver suas ideias inovadoras.
  3. (   ) Esta fuga ocorre quando os indivíduos inovadores buscam em outros países maiores chances  de investir seu dinheiro e desenvolver suas idéias mirabolantes.
  4. (   ) Esta fuga ocorre quando os indivíduos inovadores buscam desenvolver no seu país de origem mais possibilidades de investir seus talentos e desenvolver suas ideias inovadoras.

2) A importância da inovação para o país foi reconhecida, a tal ponto que foi sancionada, a Lei 10.973 para o Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica, em dezembro de 2004 (Diário Oficial da União, 2004). O objetivo desta lei, tal como definido no seu artigo 1º, foi o de estabelecer medidas para a inovação científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas á capacitação e alcance da autonomia e o desenvolvimento industrial do país. É interessante destacar os termos especificados nesta lei sobre a pessoa que inova, o seu processo e produto:

  1. (   ) Criação: Invenção, que acarrete ou possa acarretar o surgimento de um novo produto ou aperfeiçoamento integral, obtido por um ou mais criadores.
  2.  (   ) Criador: pesquisador que seja reinventor, ou coautor de criação.
  3.  (   ) Inovação: Invenção de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços.
  4. (   ) Inovador: pesquisador que seja inventor, ou autor de criação.

3) A educação tem sido questionada por dar ênfase à aprendizagem mecânica ou de memorização e por não estimular uma forma autônoma de pensar e de agir. Desde o ponto de vista pedagógico, o sistema educativo deveria se preocupar em oferecer experiências que promovessem o desenvolvimento da criatividade em todas as áreas de expressão, como forma de construção de conhecimento e de aprendizagem significativa. Por aprendizagem mecânica ou repetitiva entende-se:

1) (   ) a aquisição de conhecimentos que nos possibilita aprender e repeti-los literalmente quando somos questionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (420.6 Kb)   docx (337.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com