TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - ok Leitura

Seminário: Sociologia - ok Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Seminário  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 01. Pesquisa sobre o tema Sociologia – Leitura ok

Passo 02. Identificar e Listar os significados de Sociologia e suas contribuições para a Educação

“Sociologia como ciência da sociedade”. Auguste Comte (1798-1857) a primeira pessoa a usar o termo.

Émille Durkheim era considerado por alguns o “Pai da Sociologia”, e conceituou a sociologia como sendo “a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade".

Segundo Max Weber, sociologia é “uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar causalmente seu desenvolvimento e seus efeitos".

A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais, conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações. Analisa as formas internas de organização, as relações que os sujeitos mantêm entre si e com o sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social.

A sociologia estuda as relações formais e conceituais da vida nas sociedades presentes e históricas.

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

Passo 03. Problematizar a sociologia da educação – discussão em grupo – ok

Passo 04. Relatório Parcial – reflexão da equipe sobre o tema estudado.

A sociologia se baseia na interpretação e conhecimento de tudo o que está relacionado com o homem e com a vida humana, pode se considerar um método investigativo que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. Também podemos dizer que a sociologia não é uma ciência que se limita a estudar somente os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais. Permite o melhor entendimento da função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.

A Sociologia da Educação é um braço da Sociologia que estuda a realidade sócio-educacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Segundo Nelson Pillete ¹, a sociologia da educação foca alguns temas como:

• A educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade;

• Os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global;

• A escola como unidade sociológica, e a sala de aula como sub-grupo de ensino;

• O papel do professor irá exercer como profissional.

A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com