TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA LIERARIA

Pesquisas Acadêmicas: TEORIA LIERARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA1

Texto1-Homem morre afogado em lagoa

Texto 2-Poema tirado de uma notícia de jornal

1)Qual dos dois textos emprega linguagem “transparente”? E qual dele usa linguagem” “opaca”? Justifique sua reposta.

O Primeiro Texto emprega a linguagem transparente, pois está escrito em forma de discurso informativo permitindo que o leitor veja de forma clara aquilo que é informado.

O segundo texto é uma poesia uma linguagem artística usa-se, portanto a linguagem opaca. Ameniza a realidade utilizando-se de figura de linguagem.

O primeiro texto é informativo e seu objetivo é transmitir conteúdos com uma linguagem predominante de noticia, trata-se de um assunto não literário ou texto utilitário.

Já no segundo ao contrario apresenta uma linguagem pessoas carregada de emoções e valores do eu lírico que se sente indignado diante do quadro degradante que vê.

Em quanto o texto utilitário se volta inteiramente para a realidade o texto utilitário se volta para a expressão que nele é tão ou mais importante do que própria retratada.

Nuda Puella – Luís Delfino

O Poema Nuda Puella, de Luís escrito em formas lírica de soneto .Ele contém quartoze versos distribuídos em quatro estrofes, sendo dois tercetos. Seus versos são decassílabos, versos estruturados em dez sílaba .O poema possui uma estrutura de introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Seu esquema é Rima rica, que é composto por verbo, substantivo é formada por rima misturada onde não tem ordem determinada entre rimas. Quanto á fonética, são Rimas Perfeitas, pois os sons das letras a partir da ultima vogal tônica são iguais.

1A-Sol / tas / de / le / ve / as / rou / p as,/ uma /

2B-Ca /em/-lhe:/ as /sim a/ Ca / me / lia / se / dês / gi /na;

3B-E / guan / do/ n a / gua o /...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com